Resenha: As musas (Alex Michaelides)

Quem me acompanha aqui no blog há algum tempo já deve saber que thrillers ocupam um lugar especial no meu coração. Esse é o melhor gênero pra me tirar de uma ressaca literária, e foi isso o que As musas fez. Devorei este lançamento do Alex Michaelides, mesmo autor de A paciente silenciosa e que traz uma trama super interessante e com dark academia vibes.

livro as musas

SINOPSE


Edward Fosca é um assassino. Disso Mariana tem certeza. Mas Fosca é intocável. Esse belo e carismático professor de tragédia grega na Universidade de Cambridge é adorado tanto pelos funcionários quanto pelos alunos da instituição ― principalmente pelas integrantes de uma sociedade secreta de alunas conhecida como “As Musas”. Mariana Andros é uma brilhante terapeuta de grupo assombrada por tragédias pessoais. Ela fica obcecada pelas Musas quando uma de suas integrantes, Tara, é encontrada morta a facadas. Mariana, como ex-aluna de Cambridge, logo suspeita que, por trás da beleza do prédio medieval que abriga a instituição secular e suas antigas tradições, repousa algo sinistro. E acaba se convencendo de que, apesar de ter um álibi, Edward Fosca é o responsável pelo assassinato. Mas por que o professor teria como alvo uma de suas alunas? E por que ele continua retornando aos ritos de Perséfone e sua jornada ao Submundo? Quando outro cadáver é encontrado, a obsessão de Mariana em provar a culpa de Fosca sai do controle, ameaçando destruir sua credibilidade, além de seus relacionamentos mais próximos. Mesmo assim, ela está determinada a deter esse assassino, ainda que lhe custe tudo, inclusive a própria vida.

COMPRE AQUI ESTE LIVRO

livro as musas

Neste livro temos como protagonista a terapeuta Mariana Andros, que demonstra desde o início ser uma personagem com bastante profundidade, tendo se tornado viúva há pouco tempo e ainda lidando com alguns traumas e problemas envolvendo sua prática profissional. Ela parte de Londres até Cambridge para prestar auxílio à sua sobrinha Zoe, que acabou de receber a notícia de que uma de suas amigas da faculdade foi assassinada. Mas o que deveria ser apenas uma viagem para prestar condolências acaba virando uma investigação para Mariana. 

O professor Edward Fosca é o primeiro grande suspeito de Mariana, pois de cara Zoe lhe revela que Tara, a amiga assassinada, havia confidenciado a ela que os dois tinham um caso e que eles haviam discutido. Mas a forma como a narrativa vai crescendo nos faz desconfiar de todo e qualquer personagem, pois no fundo todo mundo parece suspeito.

O livro é repleto de referências à arte e literatura Grega, por dois motivos: Mariana nasceu na Grécia e o professor Fosca é um estudioso da cultura do país. Este elemento me lembrou muito do livro A História Secreta, da Donna Tartt, que sinto ter sido uma inspiração para o Michaelides. Inclusive ele traz nesta obra um personagem chamado Henry, que me lembrou muito um de mesmo nome presente na obra de Tartt, que é um ícone da dark academia. 

as musas
Tradução: "Esteja pronto para ser guiado por Perséfone"
A ambientação da obra é impecável, com belos cenários ingleses e uma aura sombria e academicista. A narrativa em terceira pessoa é bastante envolvente, trazendo boas perspectivas sobre a trama principal. Gostei muito do desenvolvimento da Mariana, que me pareceu uma personagem bastante real, enviesada por suas convicções e que está longe de ser uma profissional na investigação, mas que nos deixa torcendo para que descubra logo o que está por traz de todo este mistério.
O plot twist principal foi um pouco previsível para mim, mas não de uma forma que tenha estragado a história como um todo. Também achei que alguns núcleos poderiam ter sido melhor desenvolvidos, pois houveram partes que acabaram sendo meio corridas e nos deixando sem grandes explicações. O que fica claro é que o Alex Michaelides é um autor que sabe bem como aproveitar elementos que estão em alta na literatura, tendo construído um ótimo mistério dark academia e que daria uma ótima adaptação cinematográfica também. Recomendo muito para quem, assim como eu, não abre mão de um bom thriller de vez em quando! Agradeço ao Grupo Editorial Record por ter me enviado uma cópia antecipada deste lançamento 💗


ISBN: 978-65-55-87245-3
Editora: Record
Nota: 4/5⭐

2 Comentários

  1. Oii!
    Paciente Silenciosa é um livro que toda vez que vejo nas livrarias penso em comprar, mas nunca comprei. A consequência é que até hoje não sei o motivo por falarem tanto sobre esse livr, rs. Mas espero ler em um futuro próximo! :D

    Sobre o novo livro, eu AMO thrillers e já fiquei de olho nele! Acho incrível como alguns autores conseguem nos fazer suspeitar de todo mundo e ao mesmo tempo derrubar todas as nossas teorias. Parece ser uma leitura que vale muito a pena!

    Beijos
    www.ventodoleste.com.br

    ResponderExcluir
  2. A paciente silenciosa é um ótimo livro, vou ler esse.

    ResponderExcluir

Postar um comentário