Meus itens de leitura favoritos

Nem só de livros vive uma leitora não é mesmo? Eu particularmente gosto muito de todo o processo de leitura de um livro físico, que no meu caso envolve alguns itens que me são bastante úteis. Nessa semana fiquei refletindo sobre essa parafernália que gosto de utilizar, e hoje resolvi compartilhar esses itens com vocês!

marcadores

Para marcar

Tem leitor que marca a página com nota fiscal, com um guardanapo ou até mesmo dobrando a página, mas eu sou daquelas que considera um bom marcador de páginas um item indispensável para leitura. Esses da foto são personalizados do blog (se quiser receber um é só entrar em contato comigo pelo email loacontato@gmail.com!), mas também uso os que vem acompanhando alguns livros, ou os que dão nas livrarias.

Para marcar alguma página em específico que contém uma citação que eu quero voltar e ler depois, gosto de usar post-its. Esses da foto eu comprei na Shopee e gosto bastante deles por serem bem fininhos, além de serem da minha paleta de cores favorita :)

marca texto

Para riscar/escrever

Posso até ser contra dobrar a página do livro, mas não vejo problema algum em deixar a sua marca com anotações e até mesmo alguns rabiscos feitos durante a leitura. Eu sou uma grande adepta dos marca-textos, e dependendo da leitura até uso mais de uma cor para tipos de citações diferentes. Mas o que mais amo usar durante a leitura é o lápis, sublinhando e circulando palavras e até mesmo escrevendo nas margens. Amo demais esse processo!
Outro item aliado nessa tarefa é a régua, que tem se mostrado muito útil para mim, que não tenho uma boa coordenação motora e odeio linhas tortas. Uso sempre que quero sublinhar um trecho mais longo, seja com o lápis ou com o marca-texto mesmo. 

caderno

Para deixar registrado

Quando as margens do livro não são suficientes, as anotações vão para o meu caderno de leituras. Já mostrei ele aqui antes quando falei sobre como escrever resenhas, mas para além de me ajudar na hora de fazer os posts aqui pro blog eu considero ele uma ótima forma de manter as minhas impressões sobre um livro registradas.
Admito que não uso o caderno em todas as minhas leituras, pois nem sempre elas demandam tantas anotações ou as vezes até esqueço de usá-lo. É meio complicado fazer essas anotações quando estou lendo fora de casa também, naquele intervalo rápido do trabalho ou na espera de uma consulta. Mas mesmo não usando tanto, ainda considero um dos meus itens de leitura favoritos.

apoiador de livro

Extra: para ler com mais conforto

Coloquei esse item como extra por que estou com ele há pouco tempo, e está longe de ser algo essencial para leitura. Este suporte para livros pertenceu ao meu tio e veio parar aqui em casa recentemente, pois meu pai encontrou ele empoeirado e sem uso e achou que eu fosse gostar. E ele acertou em cheio! 
Ter esse apoio na mesa é ótimo para quando preciso fazer marcações, e também para ler de maneira mais confortável, sem precisar abaixar o pescoço. Claro que não uso sempre, pois vivo lendo na cama ou na minha poltrona, mas ainda assim é um item bem legal para se ter na mesa. 

***

Me conta nos comentários quais são os seus itens de leitura favoritos e/ou indispensáveis! 

4 Comentários

  1. Quase sempre uso marcadores tradicionais, do próprio livro ou dos seus que são massa, mais vivo perdendo por dentro de casa aí pego algo que sirva mais próximo 🤭

    ResponderExcluir
  2. Ainda sou bem iniciante nos itens de leitura, já fui esse leitor da nota fiscal como marcador de texto, hehe.
    Mas to tentando melhorar em relação a isso, com marcador do blog. E recentemente com post its

    ResponderExcluir
  3. Oii Malu

    Eu adoro marcar os livros também, tenho sempre marca texto, post it e lápis comigo!
    Outro item que tem feito parte da minha rotina é aquela luminarizinha de livros sabe? Tem me ajudado muito a ler durante a noite :)

    Adorei o apoio de mesa, perfeito!!!! Fiquei querendo um também

    Beijos
    http://brenshelf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Malu, tudo bem?

    Eu não vivo sem marcadores, sempre pego na livraria (tem uma aqui que distribuiu de graça e eu inclusive parei de pegar porque já passei do meu limite, não tenho mais one guardar!) e post-its. Na hora de escrever as resenhas é bem mais fácil encontrar aquela citação interessante com eles. Raramente escrevo nos livros, só meu nome em uma das folhas pra ninguém pegar e falar que não é meu.. hehe...

    Até mais;
    http://universo-invisivel.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário