Resenha: O jovem (Annie Ernaux)

Feliz ano novo! Nesse comecinho de 2023, gostaria de começar resenhando um dos últimos livros que li em 2022, e que me surpreendeu bastante. A verdade é que eu não costumo gostar de livros de vencedores do Nobel de literatura (não que eu tenha lido muitos), mas a Annie Ernaux fez isso mudar. Abaixo vou te contar o que me cativou nesse livro curtinho, mas de muito impacto. 

o jovem annie ernaux

SINOPSE

Se a capacidade de dizer muito com poucas palavras é um traço característico de Annie Ernaux, ela parece ter atingido um dos pontos mais altos de sua produção literária em O jovem. Nas breves páginas deste livro magistral, a escritora dá conta de uma miríade de temas e afetos ao rememorar o relacionamento que teve, aos 54 anos, com um estudante trinta anos mais novo. Como de costume, Ernaux nunca fala de uma só coisa ao escrever. Para além da diferença de idade dos amantes, estão presentes em O jovem reflexões sobre o desejo feminino, o relacionamento entre pessoas de classes sociais diversas, a passagem do tempo, a memória ― individual e coletiva ―, a escrita e o papel da mulher na sociedade francesa dos anos 1990, que pouco difere da nossa em certos aspectos.

livro o jovem annie ernaux

Este livro é o mais recente da autora que recebeu o Nobel de literatura no ano passado pelo conjunto de sua obra, mas apesar de ter sido publicado em 2022, este livro foi escrito entre 1998 e 2000. Nele, Annie Ernaux nos conta sobre um relacionamento que ela teve com um rapaz 30 anos mais jovem que ela. Foi um romance que carregou as peculiaridades de um relacionamento com grande diferença etária, mas que também revelou detalhes sobre o íntimo de Annie, que pareceu descobrir ainda mais sobre si mesma através deste relacionamento. 
Era impossível, de fora, esquecer que vivíamos essa história debaixo do olhar da sociedade, o que eu aceitava como um desafio para mudar as convenções. p. 28
Os episódios relatados pela autora são muito gostosos de ler, pela naturalidade com que ela consegue escrever pontos vulneráveis desse contexto. Além de ser um livro sobre um romance vivido por ela, é também sobre o seu processo de envelhecimento e sobre seu lugar no mundo. 

o jovem livro

São 56 páginas de uma leitura que me trouxe grande admiração pela autora, que escreve de maneira profunda e envolvente, e sobretudo direta, sem enrolações. Quero muito ler outras obras dela, e recomendo demais a leitura deste livro.


ISBN: 978-65-84568-42-6
Editora: Fósforo
Nota: 5/5⭐

0 Comentários