Resenha: Aniquilação (Jeff Vandermeer)


Aniquilação é um típico exemplo de livro que me ganhou pela capa. Desde que vi essa arte na livraria fiquei curiosa a respeito da história, e após ler a sinopse o livro foi direto para a minha lista de desejos. Neste ano finalmente ganhei o livro, de presente de aniversário do meu namorado, e hoje vim contar um pouco a respeito dessa primeira história da Trilogia Comando Sul.
SINOPSE


Durante toda a minha leitura compartilhei algumas imagens do livro no meu bookstagram, e são elas que vou compartilhar aqui no post <3 Outra curiosidade é que esse livro foi adaptado para o cinema (estrelando a Natalie Portman como protagonista) e já está disponível na Netflix, mas vou falar sobre isso no final do post.


Vou começar já mandando a real sobre o livro: eu esperava bem mais dele. Criei muita expectativa com a sinopse, que promete um suspense de ficção científica e vários dramas presentes nas relações entre as participantes da expedição. Entretanto o que acontece são conversas sem muito propósito, pouco desenvolvimento das personagens e uma história que poderia ter sido resumida em um ou dois capítulos.
Não me levem a mal, eu até fiquei curiosa pelo segundo livro. Mas achei alguns elementos do enredo bem problemáticos. Uma das minhas dificuldades com a leitura foi o fato de que as descrições dos ambientes e criaturas não foi suficiente para me fazer visualizar as cenas, o que me deixava bastante confusa. 


Algo que gostei bastante na história foram os flashbacks do passado da protagonista. Os detalhes da infância dela e de sua relação com o marido me fizeram entendê-la um pouco melhor, e acho que esse método de escrita sempre faz o leitor se sentir um pouco mais próximo do personagem.
O fato de a história ser narrada em primeira pessoa também foi um ponto positivo, e o artificio de a narração da protagonista representar aquilo que ela escreveu em seu diário de campo foi um elemento interessante. Fiquei desejando ler diretamente das folhas onde ela escreveu toda essa aventura.


A edição da Intrínseca está linda, com folhas amareladas e ilustrações na parte interna capa. Essa imagem do javali tem uma relação bem legal com a história, e por isso adorei vê-lo ali :) O livro é dividido em apenas 5 capítulos, mas é uma leitura super rápida e, apesar das minhas críticas, recomendo aos fãs de ficção científica. 

ISBN: 978-85-8057-563-7
Compre o livro clicando aqui

ANIQUILAÇÃO: O FILME

Como falei lá no começo do post, este livro foi adaptado para o cinema neste ano. Apesar de todas as expectativas para o seu lançamento, aparentemente a indústria cinematográfica não conseguiu entender muito bem a proposta do filme, o que fez com que ele fosse lançado apenas nos Estados Unidos, Canadá e China. O enredo foi visto como "muito complicado" pelo próprio pessoal da Paramount, distribuidora do longa-metragem. O sua distribuição mundial acabou ficando por conta da Netflix, que adotou o filme. 
Após assistir ao filme consegui entender um pouco essas críticas. O enredo é realmente complicado, e bastante diferente do livro. São poucos os elementos realmente aproveitados pela adaptação. Entretanto eu acho que consegui gostar mais do filme do que do livro, o que pra mim foi surpreendente. Deixo abaixo o trailer, e peço pra que, caso assistam ou já tenham assistido o filme, compartilhem a sua opinião nos comentários :)



12 Comentários

  1. É horrível quando se tem uma expectativa altas sobre um livro ele não corresponde,
    fiquei assim com Coração das Trevas, acho que foi o único livro que me obriguei a terminar de ler, hehe.
    Mas a história do livro parece realmente bem interessante.

    ResponderExcluir
  2. Li o livro e assisti o filme,como quase sempre gosto mais dos livros que suas adaptações cinematográficas. Neste caso não foi diferente, mas esperava mais dos dois. Muito confuso em vários momentos em ambos.Mas é uma história interessante!

    ResponderExcluir
  3. Li o livro e assisti o filme,como quase sempre gosto mais dos livros que suas adaptações cinematográficas. Neste caso não foi diferente, mas esperava mais dos dois. Muito confuso em vários momentos em ambos.

    ResponderExcluir
  4. Amei as fotos e a resenha em si. Adoro livros como esse, em breve irei assistir o filme também, embora sempre prefira os livros kkkk

    ResponderExcluir
  5. odeio criar expectativas, pois sempre saio frustrada depois hahahah
    o livro parece interessante, pena o filme não ter saído conforme a historia real ne?

    ResponderExcluir
  6. Acho péssimo quando o livro não alcança a minha expectativa, pois sou extremamente ansiosa e isso me deixa tão animada, ai quando vou ler é a realização de um sonho e no fim: puf! nada demais.
    Eu não sabia que era um livro, mas comecei assistir o filme e sinceramente, não gostei e parei na metade, porque eu estava dormindo kkkk MUITO CONFUSO, a história não era linear - e nem é o problema esse, já que há outros filmes incríveis assim - e acontecia muita coisa ao mesmo tempo, meio whatever. Sei lá. rs

    Sua resenha ficou incrível, parabéns!

    com amor, Eva
    amavelgirassol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Primeiro: Que capa mais incrível!
    Mas confesso que criar expectativas me deixa nervosa!
    Adorei a resenha, quero esse livro! Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Minha primeira pergunta ao ler o título do post foi "esse não é aquele filme da Netflix"? hiuehuei.

    Eu sou apaixonada por ficção científica, mas acabaram me falando mal do filme e eu acabei nem indo atrás do livro também. Eu fiquei interessada, mas o fato de você dizer que esperava mais já me deixou um pouquinho com o pé atrás hehe. As fotos ficaram demais <3

    Beijos, Vic
    www.neverland.com.br

    ResponderExcluir
  9. Assisti o trailer e acho que nem preciso mais ver o filme né KUAHSKUAH esses malditos trailers de hoje em dia mostram o filme todo praticamente! Sobre a resenha, achei bem legal sua sinceridade e não sabia que o filme tinha passado pelos cinemas pq pensei que fosse original da Netflix, admito que nunca tive vontade de ver pq sempre me disseram que é um filme muito confuso. Vou assistir ele pra ver o que eu acho, hehe. Ótimo post!

    ResponderExcluir
  10. Menina, mesmo com sua decepção em relação ao livro eu fiquei até curiosa pra ver pelo menos o filme! Ainda mais que você disse que gostou mais... Acho que tem coisa que fica melhor na tela, né? Vou ver depois!

    ResponderExcluir
  11. A capa é realmente linda! Uma pena que você tenha se frustrado um pouco. Eu adoro ficção científica, mas é realmente desanimadora quando encontramos uma sinopse ótima, mas com uma história meio "blé" hehe. Isso aconteceu com uma das minhas últimas leituras :p
    Achei o trailer legal, e fiquei até curiosa :)

    ResponderExcluir
  12. Assisti o filme, achei confuso e me deu um baita sono - Não sabia que era uma adaptação de livro. Espero que façam o segundo filme para dar um sentido ao final. Gostei muito da atuação das atrizes, especialmente da Gina Rodriguez, atriz de raises portoriquenhas que eu admiro muito.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário