Resenha: De Cuba, Com Carinho (Yoani Sánchez)

Um dos desafios que me propus para este ano é ler mais livros de não-ficção. Buscando desafogar a minha estante antes de comprar novos livros deste gênero, peguei para ler no mês passado o livro De Cuba, Com Carinho, que está comigo há mais de um ano. 

De Cuba, com carinho Janela Literária

SINOPSE: Yoani Sánchez escreve um dos blogs mais visitados do mundo, Generación Y, com vários milhões de acessos mensais, mas quase não consegue ser lida em Cuba, onde mora com seu marido Reinaldo Escobar e seu filho adolescente Teo. Quando eleita pela revista Time uma das mulheres mais influentes do mundo, ou quando recebeu o prêmio Ortega y Gasset, seus feitos não foram registrados, muito menos festejados pelo governo cubano. Mas ela não escreve sobre política. De Cuba, com carinho é um belo livro que narra a vida cotidiana de quem vive na ilha, sofre com a decadência da economia cubana, mas ama seu país. Alguém que não deseja que conquistas obtidas nas últimas décadas sejam jogadas fora, mas acha que o regime envelheceu junto com seus dirigentes. E conta tudo isso em textos cheios de vida, humor e certo amargor, mas muita esperança.

Livro De Cuba, com carinho  Janela Literaria

A história de como adquiri este livro é meio peculiar: um amigo do meu pai me emprestou, e eu, azarenta como sou, acabei tendo um acidente que envolveu uma garrafa de água mal fechada e notas de desespero. Vejam, eu sempre tenho o maior cuidado do mundo quando pego algo emprestado. Nem gosto de andar com livros que não são meus na bolsa, já pra evitar que algo aconteça. Mas o único tempo que eu tinha na época era entre as aulas na faculdade, então resolvi levar o livro comigo e deu no que deu. Fiquei aperreada, é claro, e comprei logo um novo exemplar para dar ao dono. Pedi ao meu pai que, quando falasse com ele, perguntasse se ele gostaria de ficar com os dois livros, o novo e o acidentado, pois talvez ele tivesse algum apego àquela primeira edição. Bom, não foi o caso: ele me presenteou com o exemplar que eu estraguei e se contentou com o novo. Mas fiquei tão traumatizada com o acontecido que na época nem conclui a leitura do livro.
Ok, longa - e talvez desnecessária - história contada, vamos à minha opinião sobre esta obra tão interessante. De Cuba, Com Carinho é uma coletânea de posts do blog Generación Y, escrito pela cubana Yoani. Em seus textos, Yoani fala sobre a vida cotidiana em Cuba, os problemas sociais que enfrenta, as histórias que alimentam as conversas do dia a dia e as suas experiências com o regime do país. Me encantei logo com a sua maneira de escrever, que se demonstrou bastante inspiradora, já que também escrevo em um blog. 

livro de cuba, com carinho

Perdoem-me pela falta de experiência, mas sinto que não há muito o que falar sobre um livro assim: só entende quem lê. Mas posso afirmar que um elemento me chamou a atenção: a coragem de Yoani. Escrever o que se pensa em um país censurador não é fácil, principalmente quando se tem cada passo vigiado. Fiquei admirada com a forma como a autora encarou tudo isso e com a sua humildade em admitir que não se considera uma grande militante, pois por muito tempo ela permaneceu calada e ainda sente muito medo de enfrentar o governo. Mas, com seus singelos textos, ela com certeza já faz muito por aquele país.
Durante a leitura do livro, pesquisei um pouco sobre a Yoani. Descobri que muita gente a critica, principalmente os adeptos do regime de Fidel Castro. Há quem considere o governo do estadista como positivo, mas eu gostaria de pontuar aqui que isso não é uma unanimidade entre a esquerda; fato que posso afirmar pela minha própria experiência como cientista social. Entretanto, não sou nenhuma especialista em Cuba. Mas essa leitura me deixou interessada em pesquisar mais a respeito dos prós e contras desse regime e a história do país, e com certeza novos livros com essa temática irão aparecer por aqui no futuro.

yoani sanchez

Yoani chegou a visitar o Brasil algumas vezes, após um longo processo de luta para que fosse autorizada a viajar para fora de Cuba. Deixarei abaixo alguns vídeos que encontrei de suas passagens por aqui:

MANIFESTAÇÕES CONTRA E A FAVOR DE YOANI NO BRASIL


YOANI SÁNCHEZ NO RODA VIVA



resenha de cuba com carinho janela literária

Foi uma interessante leitura, daquelas que a gente risca, marca e até debate junto com o texto. A Yoani me fez pesquisar muitas coisas sobre Cuba, e me deixou refletindo sobre várias questões que eu nunca havia pensado. Ela abriu os meus olhos para este país, apesar de eu não concordar com ela em todos os pontos; algumas opiniões das autoras divergem das minhas, mas essa diferença foi muito rica pra mim, afinal estou sempre aberta a conhecer novos pontos de vista. Para finalizar, deixo aqui alguns trechos do livro como aperitivo:

"Não sou eu, nem somos nós, os que nos opomos a algo; é a realidade cubana - essa que descrevo nos meus posts - que se mostra profundamente contestatária, marcadamente opositora." p. 32

"Há uma ideia equivocada de que a coragem tem dragonas, anos de cárcere, cicatrizes, e não o rosto delicado de uma mulher tranquila, em quem não há rancor e sim perguntas." p. 43

"Aquela saudação militar era como uma arma apontada para minha cabeça, numa espécie de auto ameaça que me obrigava a cumprir com o 'Pioneiros pelo comunismo, seremos como Che'". p. 45

"'Não' é a primeira palavra que me vem à mente quando me perguntam se a Cuba de hoje se parece com a que me prometeram quando era menina". p. 52

"Há três anos tínhamos um presidente que falava horas a fio diante dos microfones, e agora temos outro que não nos dirige a palavra." p. 54

E você, o que conhece sobre Cuba? Tem interesse em saber mais sobre a história do país? Me conta nos comentários o que achou desta resenha e me recomenda outros livros de não-ficção! 

ISBN: 78-85-7244-449-1
Editora Contexto
Nota: 4/5


43 Comentários

  1. Imagino que deva ter sido bem enriquecedor mesmo, a história das americas é muito rica, e cuba é um dos países que mais chamam a atenção quando os assuntos são revolução e regime, fiquei instigado a pesquisar mais sobre o país também :)
    Recomendo o Infiltrados na Klan, mesmo não tendo lido e apenas assistido e adorado a adaptação do cinema ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem lembrava que Infiltrados na Klan era baseado num livro, acredita! Adorei o filme e acredito que o livro deva ser bem interessante!

      Excluir
  2. A minha missão esse ano é ler pelo menos 1 livro a cada 15 dias, mas está difícil hahahaha

    Eu leio tanto livro de não-ficção, que preciso urgente de algum livro só pra me distrar.

    Cuba é um país que me inspira muito. Duvido que ele teria tantos problemas financeiros se não sofresse embargos econômicos dos EUA.

    Ainda irei lá um dia ver como é realmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma das principais pautas da Yoani atualmente é exatamente o fim desses embargos. Também quero muito ir lá um dia e conhecer essa realidade! E se está procurando dicas de livros de ficção, também tem vários aqui no blog <3

      Excluir
  3. que resenha maravilhosa essa.. bem recheada de detalhes. gostei bastante

    ResponderExcluir
  4. Essa leitura deve ser muito agregadora! Gosto de história e política. Acho q vou gostar de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você curte esses temas, tenho certeza que irá gostar sim! <3

      Excluir
  5. Está perdoada😀...agora leia "Antes que anoiteça" de Reinaldo Arenas. Abraços. Tadeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Tadeu, fico feliz em ver você por aqui! Obrigada por ter me perdoado e pela ótima indicação, que já adicionei à minha lista :)

      Excluir
  6. nossa esse livro deve ser facinante, é o tipo de livro que eu gosto de ler e conversar sobre outra pessoa sobre ele

    ResponderExcluir
  7. Realmente um livro que chama a atenção e nos faz querer saber mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou adicionando vários outros livros sobre Cuba à minha lista, hehe <3

      Excluir
  8. Oii! :)
    Nossa, faz bastante tempo que um livro de não-ficção entra na minha meta de leitura. Sinto falta disso, há livros maravilhosos por aí! :)
    Não conhecia o livro, mas a Yoani eu já conhecia. Fiquei curiosa para conhecer mais sobre o livro. Sendo pequenininho assim dá para aproveitar bem a leitura.

    Parabéns pela resenha e espero outras dicas de não-ficção para adicionar na minha lista! :p

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelly! Com certeza novos livros de não-ficção irão aparecer por aqui <3 Fico feliz que tenha gostado da resenha, e acredito que você irá adorar ler este livro!

      Excluir
  9. Nao sabia desse livro, mas achei bem interessante!

    ResponderExcluir
  10. Já conheço um pouco sobre a Yoani, lembro de certa vez ter lido uma matéria sobre ela numa destas revistas que a gente sempre encontra nas salas de espera de algum consultório. E coincidentemente ultimamente tenho desejado ler este livro. Cuba é um País um tanto controverso e ando querendo saber mais a respeito.
    Gostei da tua apreciação sobre o livro, vou tentar adquiri-lo o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Malu, sempre fiquei curiosa exatamente por ser um país tão controverso, pelo menos na forma como é retratado ao redor do mundo. Fico feliz que tenha gostado da minha resenha! Caso leia o livro, volta pra me contar o que achou <3

      Excluir
  11. gostei de conhecer o livro e sua história por sua perspectiva!

    ResponderExcluir
  12. Livros assim são maravilhosos, aprendemos tanto.
    São livros para se conversar mesmo.
    Linda resenha sz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Driene, aprendi bastante e ainda fiquei com um gostinho de quero mais!

      Excluir
  13. Poxa, sei bem como é! Tbm sou muito responsável, por isso nem pego nada emprestado, fico agoniada pra devolver, sabe? Adorei o livro e já quero ler, a gente realmente enxerga as coisas de um jeito diferente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, pois é mulher! Não entendo quem pega as coisas emprestado e nem liga. Fico aflita! E fico feliz que tenha gostado do livro <3

      Excluir
  14. Amei tua resenha e fiquei ainda mais interessada em ler o livro!! Nunca pesquisei muito afundo sobre Cuba, e acredito que seria uma boa leitura para comecar. 💛

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi o meu primeiro livro sobre o país e realmente foi uma ótima forma de começar! Recomendo muito <3

      Excluir
  15. Também gosto de obras de não-ficção. Já gostei por ela ser blogueira rs ótima dica, vlw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse elemento também já me chamou logo a atenção mesmo antes de ler, hehe

      Excluir
  16. Oi, Malu!
    Eu gostei muuuito da indicação do livro, mas ainda mais de ver sua opinião de cientista social sobre ele. Assim como você eu não sei muito bem como me posicionar sobre o país dentro das discussões políticas, sempre tento ler opiniões de pessoas diversas da esquerda e acabo passeando de um lado pro outro... Acho que deve ser interessante ler a produção textual da Yoani, fiquei BEM curiosa! Óbvio, em precisa concordar com ela em tudo, mas receber carga de informações que nos fazem pensar nunca é demais.

    Não vou conseguir deixar de comentar: adorei seus cactus no fundo das fotos! Que lindos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luly! Pra falar a verdade eu tenho uma posição bem firme sobre as discussões políticas do país; entretanto, não acredito que preciso concordar com todas as opiniões dos grupos aos quais pertenço. A leitura e produção da Yoani é mesmo bem interessante, e se você ficou curiosa recomendo ainda mais a leitura <3

      E que bom que você notou os meus bebês! Amo muito os meus cactos, que sempre aparecem por aqui, hehe

      Excluir
  17. Eu acabei me tornando uma pessoa que não lê mais livros de ficção (é bem raro quando isso acontece), me tornei uma pessoa que gosta de histórias reais, esse livro me chamou muita atenção, tanto pela questão política como pela vida pessoal dela. Nunca ouvi falar nem o blog, nem a Yoani. Já vou procurar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que nunca vou conseguir deixar a ficção de lado, pois pra mim ler ficção é a melhor forma de lazer. Mas estou buscando diversificar as minhas leituras! Fico feliz que o livro tenha lhe chamado a atenção <3 Se gosta de ler histórias reais, vai adorar ler os textos da Yoani.

      Excluir
  18. Eu confesso que conheço pouquíssima coisa sobre Cuba, mas adoraria ler o livro da Yoani.
    É evidente que Yoani é uma mulher forte, e corajosa, já me inspirou a querer comprar este livro. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essa mulher é incrível! Me senti muito inspirada após ler o livro dela.

      Excluir
  19. Não sabia desse livro, já admiro muito ela pela coragem e força. Com certeza vou ler!

    ResponderExcluir
  20. Amei a resenha deste livro e já quero ler! Também tenho muita curiosidade em conhecer Cuba, amo viajar!! Ah e queria dizer que eu também já estraguei um livro emprestado ao deixar cair suco de laranja..rs
    Resultado: tive que comprar um novo e ficar com o estragado... Pena que não era tão bom quanto este que você leu..rs

    ResponderExcluir
  21. Que premissa mais interessante a do livro. Nunca tinha ouvido falar desse blog, mas fiquei imensamente curiosa! Quer dizer, a gente às vezes fica tão fechado nessa nossa bolha de blogs que nem pensa que em lugares onde a coisa está muito feia também existem pessoas falando de assuntos em blog e outros lugares na internet. Muito legal o que essa mulher fez! *o*

    ResponderExcluir
  22. Não sou fã desse tipo de livro, mas fiquei bem interessada nesse pois adoro poder conhecer mais sobre a história de Cuba

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia esse livro, mas achei bem interessante!

    ResponderExcluir
  24. Nossa eu adorei esse livro, não conhecia tu acredita.
    Adoro esse contexto de história e politica, vou conferir pra dar minha opinião.
    www.kammykrysthin.com.br
    Xoxo

    ResponderExcluir

Postar um comentário