Vou te contar: motivos para reler um livro (mais de uma vez!)

Quando escrevi a resenha de O sol é para todos, comentei com vocês a respeito da minha vontade de reler este livro, mesmo tendo sido uma leitura recente. Vez ou outra, quando falo de um livro que já li e gostei muito, ou mesmo quando estou limpando a estante e me deparo com um dos meus títulos favoritos, fico com esse desejo de reler aquela história que tanto me encantou. Entretanto, com tantos livros na seção de não lidos, as vezes parece ser loucura me dedicar a ler o mesmo livro outra vez. Mas hoje eu vim aqui pra te dizer (e reafirmar isso a mim mesma), que reler um livro jamais será uma perda de tempo! 

motivos para reler um livro janela literaria

Durante a minha vida de leitora eu não reli tantos livros, mas posso afirmar que cada uma de minhas releituras foi diferente. Acontece que a forma como interpretamos um livro tem muito a ver com o momento que estamos vivendo agora, no presente. A Malu que leu Harry Potter na pré-adolescência não é a Malu que quer reler Harry Potter agora. E a cada vez que lemos um livro novamente, vamos nos deparando com elementos que talvez nem sabíamos que estavam ali. 
Tenho certeza que ter lido O conto da aia no ano passado teve um peso bem diferente do que teria se eu tivesse lido o livro há 5 anos atrás. O contexto histórico era outro, mesmo em tão pouco tempo de diferença. E espero que, no futuro, quando eu decidir reler a obra, eu não veja ela como algo tão próximo da minha realidade. Esse é só um dos vários exemplos que eu poderia dar. E é nisso que está a beleza de reler um livro. Mas se você ainda não se convenceu, vou te dar mais algumas razões pra revisitar obras já lidas.

LANÇAMENTO DE NOVAS EDIÇÕES

reler o meu pe de laranja lima nova edicao

Quem nunca se apaixonou por uma nova edição de um livro que já tem na estante que atire a primeira pedra! As editoras estão cada vez mais investindo em lançar novas capas, versões ilustradas, estendidas... E tudo isso acaba sendo quase que irresistível para mim, não vou mentir, hehe. No caso dessa edição de O meu pé de laranja lima, um dos meus livros favoritos da vida, o atrativo nem foi nada tão apelativo. Mas a questão é que a edição que li e reli várias vezes do livro é de 1982, enquanto a da foto, que ganhei recentemente, é de 2014, e estou curiosa para observar as diferenças textuais que podem existir (além de poder folhear as páginas sem medo de rasgá-las, como era o caso da edição velhinha que herdei de algum dos meus familiares).
Desde que ganhei esta edição, uma nova já foi lançada em capa dura, em comemoração aos 50 anos da obra, e eu estou bem tentada a comprar também, hehe Confira clicando aqui.
Então, se você leu um livro no passado que já ganhou uma nova edição, talvez esse seja um bom incentivo para reler essa história. 

E QUE TAL RELER EM OUTRO IDIOMA? 

harry potter versao ilustrada

Já é de conhecimento geral que, ao ser traduzido, o livro vai perdendo um pouquinho de sua essência, principalmente quando ele não é traduzido de seu idioma original (coisa que acontece muito com a literatura russa, por exemplo). Sempre fui curiosa a respeito dos livros em inglês da saga Harry Potter, pois em minhas vivências como fã já ouvi vários comentários sobre como a versão original do livro é diferente. E acabou que a razão anterior que dei para reler um livro se uniu a essa no exemplo que irei usar: a versão ilustrada da saga Harry Potter. Além de ser incrivelmente linda, essa nova versão foi um motivo a mais para me fazer reler os livros: dessa vez, diretamente do inglês. 
Então, caso você seja fluente em outra língua, reler a mesma história nela pode ser uma ótima forma de revisitá-la; além de funcionar como um ótimo exercício no novo idioma. 



Agora me conta nos comentários o que te faz reler um livro, e quais já estão aguardando para serem lidos novamente na sua estante! 

19 Comentários

  1. Eu sempre gosto de reler um livro, depois de um determinado tempo que li um livro costumo voltar a ler pois muda nossa concepção em determinado assunto do livro, forma de pensar e entender aquela história

    ResponderExcluir
  2. Eita! Se não me engano já li esse livro "O meu pé de laranja lima".
    Eu super indico a leitura do "Lilith Kutuka: diário de uma mulher casada".

    Beijos,
    Laila

    www.muraldabeleza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. adorei esse post! eu reli cem anos de solidao ano passado, tinha lido na adolescencia e continua sendo um dos meus livros favoritos da vida. adorei a ideia de reler em outro idioma

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Olá Querida, Adorei Esse post, muito importante:)
    Adorei a ideia de reler em outro idioma:)
    Beijinhos Karina
    Desejo te uma semana feliz:)

    ResponderExcluir
  5. Reler um livro é como estar novamente no mesmo lugar que esteve mas com sensações totalmente diferentes, não é? Eu ainda quero reler muitos livros mas é tão pouco tempo vago, amiga... Harry Potter eu nunca li, acredita? Quem sabe eu deveria.

    ResponderExcluir
  6. Miga, adorei o seu post, doida para ler o Harry Potter em inglês também... mas ja perdi o foco logo no Início... Na primeira foto o Meu livro favorito da atualidade está lá rs... o Deuses Americanos, não terminei de ler já revoltada com o Autor e mandei um email para ele, reclamei horrores ( não vou dar spolier ) pq nã9 sei se vc leu ele todo... e falei com ele sobre o Brasil, que tem lugares energéticos e muitos Deuses... se ele não pensava em fazer um livro tipo Deuses Sul Americanos... rs... ele me respondeu você acredita... fiquei super feliz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sério isso? Que massa que ele te respondeu! Li o livro todo sim e adorei, e inclusive vi agora também o seu comentário lá na resenha dele <3 Mas fiquei curiosa sobre o que você reclamou ao autor! Já quero saber, hehe
      E um "Deuses Sul Americanos" seria mesmo o máximo!

      Excluir
  7. Com certeza reler um livro que voce tenha gostado muito é uma das experiencias mais gostosas da vida.. voce ve de outra maneira o livro, entende coisas que não tinha entendido antes. muito bom

    ResponderExcluir
  8. Gosto de reler meus livros favoritos. E concordo com vc, a gente muda e com isso o nosso olhar sobre a história já lida se expande. Amo Orgulho e Preconceito por exemplo, é já reli duas vezes. E tenho certeza que o farei de novo... rs

    ResponderExcluir
  9. Não tinha pensado nisso, mas é pura verdade. Reler é interpretar de outra forma.

    ResponderExcluir
  10. Eu faço isso com as crianças, leio em português, inglês e espanhol (por orientação da escola, já que moramos fora do Brasil). Tenho um livro do Harry Potter, presente da escola para os formandos ( ano de 2000), e nunca li, acredita? Sempre empresto, mas nunca parei pra ler rss

    ResponderExcluir
  11. Cem anos de solidão e Como fazer amigos e influenciar pessoas são livros que não canso de reler!
    Beijos!
    Dany Bello
    www.espacogattena.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Malu!
    Eu não sou muito de reler livros, acho que até hoje só reli As Crônicas de Nárnia, alguns obrigatórios da escola/vestibular/faculdade e um ou outro do Harry Potter; MAASSSS confesso que tenho alguns livros "repetidos" por conta dessas malditas versões bonitas que as editoras lançam HAHAHA Perdi a conta de quantas coisas de Harry Potter tenho - e eu ainda por cima presenteei meu marido (na época namorado) com outras, e agora juntamos tudo!
    Isso de ler na língua original faz MUITA diferença. Pra algumas séries eu não tenho paciência de esperar a tradução (como HP e Twilight), eu acabei lendo em inglês e depois em português e foi basicamente uma aventura diferente haha É interessante!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Eu costumo reler quando dá vontade, dou aquela admirada na estante e pego um livro lembrando da história ai quando percebo já tô na metade de novo. kkkk
    Já reli Harry Potter, Vampire Academy e recentemente O Milagre nos Andes.
    http://www.kammykrysthin.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  14. A dica de reler em outro idioma eu nunca tinha pensado. Excelente dica! Gostei!Já quero colocar em prática!

    ResponderExcluir
  15. Até hoje só reli três livros: Dom Casmurro (pra escola em ambas as vezes), Os miseráveis e O Pequeno Príncipe. Confesso que tenho um certo receio de reler um livro favorito e acabar não tenho o mesmo sentimento da primeira vez. Já aconteceu isso com filme e séries. A dica de ler em outro idioma é uma dica bem legal.

    ResponderExcluir
  16. Malu, embora concorde com tudo o que você falou, acredita que só li 1 livro mais de uma vez? leio O Pequeno Príncipe todo ano e seeempre tiro algo novo dele! Fora ele, normalmente eu não leio outras vezes.. mas essa sua dica de ler em outra língua é incrível e vou tentar, porque realmente é outra visão, tanto que o pequeno príncipe já li umas 5 vezes e toda vez tenho um novo insight.

    ResponderExcluir
  17. Ainda nãi li Meu pé de laranja lima, mas eu vou criar vergnha na cara e fazer isso ahah. Sobre reler, acho que fiz uma vez, mas nao terminei, foi com Comer,Rezar, Amar. Na época eu estava numa vibe de viajar pelo mundo, e o livro me fez ascender isso. E sim, na época casou bem com meu momento. Então gostaria de saber quais sensações despertaria se eu lesse hoje. Um post bem legal. Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Achei muito interessante, realmente nosso eu de antes não é a mesma coisa que agora, e mudamos a interpretação das coisas, e até de sentimentos que não tinha vivenciado. Achei legal suas dicas, me fala começar a ler mais livros, aí sim vou optar por repetir algum que eu gostar <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário