Resenha: A paciente silenciosa (Alex Michaelides)

Nesse mês de abril, a parceria do blog com o Grupo Editorial Record me rendeu uma leitura incrível. Quem me segue no Instagram viu que recebi deles o meu primeiro VIB: Very Important Book, numa caixinha recheada de elementos relacionados ao livro A Paciente Silenciosa, novidade da editora que será lançado em breve. Li esse thriller através de uma prova exclusiva e hoje vim compartilhar a minha opinião com vocês.

livro a paciente silenciosa

SINOPSE: Um assassinato, uma verdade oculta. As raízes do silêncio são muito mais profundas do que se pode imaginar. Alicia Berenson escreve um diário para colocar suas ideias em ordem. Ele é tanto uma válvula de escape quanto uma forma de provar ao seu adorado marido que está bem. Ela não consegue suportar conviver com a ideia de que está deixando Gabriel preocupado, de que está lhe causando algum mal. Alicia Berenson tinha 33 anos quando matou seu marido com cinco tiros. E nunca mais disse uma palavra. O psicoterapeuta forense Theo Faber está convencido de que é capaz de tratar Alicia, depois de tantos outros falharem. E, se ela falar, ele será capaz de ouvir a verdade? 


resenha a paciente silenciosa

Uma pintora famosa mata o seu igualmente bem sucedido marido, um grande fotógrafo de moda. É assim que começa A Paciente Silenciosa, livro que apresenta uma narrativa intensa envolvendo um psicoterapeuta e sua paciente. A mulher em questão é Alicia Berenson, acusada de ter matado o seu marido a tiros e que ficou calada desde então, sem dizer uma só palavra sobre nada. O psicoterapeuta, Theo, sente ser o único capaz de desvendar a mente de Alicia e entender as motivações da mesma para um crime tão trágico. 
Só de ler essa premissa vocês já estão tendo um contato bem maior com a história do que eu, pois iniciei essa leitura sem nem mesmo ter lido a sinopse  e isso foi massa! O livro começa de mansinho, apresentando os personagens e deixando alguns mistérios em aberto, que vão construindo o interesse no plot. Alicia, o grande centro da narrativa, consegue ser uma personagem interessante mesmo sem dizer uma única palavra, e nos faz refletir sobre sua culpa no assassinato do marido o tempo inteiro. Gostei muito do desenvolvimento dos personagens e da relação entre o Theo, o psicoterapeuta, e os funcionários da clínica onde Alicia está internada. Os papos sobre psicologia me fizeram aprender bastante coisa.


A narrativa é quase toda dominada por Theo em primeira pessoa, mas traz alguns trechos dos diários de Alicia que nos deixam ainda mais curiosos pela verdade. Estes trechos remontam ao passado dela, contendo mais detalhes sobre o seu relacionamento com o marido e até sobre ela mesma. É através deste diário que conseguimos ter um contato mais íntimo com a personagem, afinal considerando que no presente a mesma não pronuncia nenhuma palavra, essa acaba sendo a nossa única fonte de informações sobre o que se passava em sua cabeça.

thriller a paciente silenciosa

Gostei muito da abordagem psicológica da obra, sendo perceptível a dedicação do autor em ter pesquisado sobre o assunto para escrever seus personagens, principalmente levando em conta que ele não é da área. Com plot twists surpreendentes e um final digno de um bom thriller, a leitura é gostosa do começo ao fim. Só senti que nas últimas páginas a narrativa acelerou um pouco, de um jeito que tornou o desfecho meio apressado demais, carente de detalhes, mas ainda assim fantástico. Indico muito a leitura pra quem curte o gênero e tá afim de embarcar em um suspense com toques paranoicos. Concordo com o Entertainment Weekly quando afirmaram que esse thriller é digno de Hollywood, pois uma adaptação cinematográfica seria incrível! Já quero 💗


Editora: Record
ISBN: 978-85-01-11643-7
Nota: 4\5 ⭐

30 Comentários

  1. Socorro que eu me tremi toda só lendo a sinopse do livro. Eu adoro essa temática e pela sua resenha o livro parece ser muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, lembro que assim que li sobre o livro também já senti o suspense!

      Excluir
  2. Pai amado, que livrão da poxa! Quero demais!
    Faz tempo que procuro livros com esse nipe, e realmente gostei da sua resenha.
    Já quero! Anotado!

    Beijo! :)

    ResponderExcluir
  3. Malu, amei amei amei a resenha e a historia! ja quero ler!! Nao faco ideia o que é plots twister Hahahahha vc sabe se o livro ja esta nas livrarias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está sim! A essa altura espero que já tenha tido a chance de ler <3

      Excluir
  4. Oi, tudo bem? Caramba! Haha... Achei muito legal a sinopse do livro. Quero ler, super curiosa aqui! Eu gosto de livros nesse tema. De uns anos pra cá, eu meio que abandonei, mas esse livro aguçou novamente o meu interessante nesse tipo leitura. Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber disso! Espero que possa ler o livro em breve <3

      Excluir
  5. Eita, que resenha bacana!

    Nao estou muito fa de livros de historias ultimamente mas este parece fazer valer o tempo!

    ResponderExcluir
  6. O resumo me deixou muito curiosa, principalmente, pq a personagem não fala! E como eu sou muito falante, me deu até uma agonia de imaginar o silêncio e ficar calada! Quero ver como a história desenrolou!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Eu sentia a maior agonia quando ela não falava, dava até vontade de responder por ela, hehe

      Excluir
  7. bem interessante essa personagem principal que nao fala, parece um livro bem bacana cheio de reviravoltas interessantes

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  8. Olá Querida,
    Tudo bem?
    Amei a Resenha e a Historia:) Muito interessante:)
    Quero Ler :)
    Beijinhos Karina
    Desejo te uma semana Feliz:)

    ResponderExcluir
  9. Oi, como é bom ver uma resenha bem feita que te inspira a querer mais do que nunca ler ao livro.
    Já desejando ler ele aqui.
    Valeu amada pela dica, você é show.

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é bastante interessante, tem uma história que vai prender o leitor até o fim, gostei muito da sua resenha já fiquei mega curiosa pelo livro, seria legal se tivesse uma adaptação cinematográfica, bjs.

    ResponderExcluir
  11. nao conhecia esse livro mas até fiquei com alguma curiosidade

    ResponderExcluir
  12. Geralmente sempre leio a sinopse, obrigada pela dica. Gosto muito de histórias de assassinato!

    ResponderExcluir
  13. Acredita que me interessei pelo livro só de ler a sinopse. Eu amo esse tipo de livro misterioso. Nos faz viajar pela mente dos personagens.

    ResponderExcluir
  14. oi!
    Eu adorei o livro :D além de todo o suspense, o que dá mais densidade ainda à história é a carga emocional e a bagagem que os personagens já carregam...

    ResponderExcluir
  15. Parece ser uma ótima leitura, já fiquei me coçando pra ler esse livro! Bjs ❤️

    ResponderExcluir
  16. Muito legal sua resenha,também amei o estilo do blog. O livro parece muito interessante eu ja li um que tem uma história parecida, vou colocar o nome desse na minha listinha pra procurar ler depois.

    ResponderExcluir
  17. Nao conhecia nao! MAs fiquei curiosa p ler

    ResponderExcluir
  18. nao conhecia esse livro, mas ja adorei a sua resenha

    ResponderExcluir
  19. Pela tua resenha é o tipo de livro vira-página. Achei a história bem interessante e fiquei curiosa para ler.

    ResponderExcluir

Postar um comentário