Vilão (V. E. Schwab)

Quando o lançamento deste livro foi anunciado, vi muita gente animada para lê-lo. Fiquei curiosa, pois, diferente da maioria das pessoas que estavam comentando a novidade no bookstagram, eu não conhecia a Victoria Elizabeth Schwab. Todo o hype sobre Vilão me fez querer começar logo a obra, que me surpreendeu em vários aspectos.


SINOPSE: Victor e Eli, dois jovens brilhantes, arrogantes e solitários, se conheceram na Universidade de Merit e logo se deram bem, identificando um no outro a mesma sagacidade e a mesma ambição. No último ano da faculdade, o interesse em comum numa pesquisa sobre adrenalina, experiências de quase morte e poderes sobrenaturais lhes oferece uma possibilidade antes inimaginável: de que uma pessoa, sob as condições certas, seja capaz de desenvolver habilidades extraordinárias. No entanto, quando colocam em prática essa teoria, as coisas dão muito errado.
Dez anos depois, Victor foge da prisão, determinado a encontrar seu antigo amigo ― agora inimigo. Para localizá-lo, ele conta com a ajuda de uma garotinha, Sydney, cuja natureza reservada esconde uma habilidade sem igual, mas extremamente perigosa. Enquanto isso, há dez anos Eli tem uma única missão: erradicar todas as pessoas ExtraOrdinárias que encontra ― exceto sua ajudante, Serena, uma mulher enigmática e persuasiva, capaz de impor sua vontade a qualquer um. Armado com poderes terríveis e movido pela lembrança da traição e da perda, Victor caça seu arqui-inimigo em busca de vingança e de um embate no qual sabe que um dos dois deve morrer.

Num jogo temporal entre o passado e o presente, somos apresentados logo de início a Victor e Eli, dois amigos e colegas de quarto da faculdade. Ambos são gananciosos e inteligentes, e aos poucos vamos percebendo que essa amizade pode se tornar problemática. A ambição dos dois os faz competir quando encontram um interesse em comum: os chamados humanos ExtraOrdinários. Eles embarcam em uma pesquisa para descobrir como esse humanos desenvolvem o que parecem ser super poderes, porém as consequências de tudo isso acaba transformando esses dois amigos em inimigos.
A temática do livro me chamou a atenção por que, apesar de curtir muito filmes sobre super-heróis e etc, eu nunca havia lido um livro que tratasse do assunto. Entretanto, senti que a história começou parecendo que iria falar mais sobre a parte científica dos super poderes, porém com o decorrer da trama isso ficou de lado - o que foi uma pena para mim. 
Com uma abordagem bem maniqueísta, o enredo vai mostrando os argumentos de cada lado e nos fazendo oscilar entre torcer pelo Victor ou pelo Eli. Porém eu senti que, após alguns capítulos, eu não conseguia torcer por nenhum dos dois. Não consegui me apegar aos personagens, o que acabou tornando a leitura bem sofrível. Senti que nenhum deles tinha carisma suficiente para fazer eu me importar com o seu destino.


A história conta ainda com alguns personagens secundários, que são essenciais para o desenvolvimento da trama. A minha favorita é com certeza Sidney: uma garota de 12 anos com um poder incrível. Achei ela uma das mais sensatas nessa confusão toda, junto com o Mitch, um cara grandalhão e super inteligente que se torna o braço direito de Victor. Ao lado de Eli, temos a Serena, personagem com um dos poderes mais fortes na minha opinião, mas que me encheu o saco o livro todo. Sério, que personagem insuportável! Não consegui simpatizar com ela nem por um segundo, hehe 
Foram esses personagens secundários que me deixaram curiosa para o próximo livro dessa série que está por vir. Quero muito ver o crescimento de Mitch e de Sidney, muito mais do que o desenvolvimento do combate entre Victor e Eli. Torço para que o segundo livro me traga uma experiência melhor do que o primeiro.


Sobre a escrita da V. E. Schwab, eu não tenho do que reclamar. Só o que não entendi muito bem foi o fato de este livro ter sido anunciado como uma história adulta, quando na verdade sinto que ele está mais para um YA. Mas como não conheço os livros anteriores da autora, não tenho como comparar e dizer se a escrita de Vilão é muito diferente de suas outras obras.
Você sabia que quando se tira o medo de sentir dor de alguém, também desaparece o medo da morte? As pessoas passam a se achar imortais. O que não é verdade, mas, bem, como é mesmo o ditado? Somos todos imortais até que se prove o contrário." Victor, p. 35 


Agradeço muito ao Grupo Editorial Record por ter me enviado esta obra, que veio acompanhada destes marcadores e botton lindos! E como esse blog não seria nada sem vocês, resolvi presentear um leitor com este kit maravilhoso. Para concorrer, basta ir no post do meu instagram sobre o livro! Lá você encontra todos os detalhes deste sorteio.

É isso pessoal! Não deixem de comentar aí embaixo o que acharam da resenha!

ISBN: 978-85-01-11372-6
Editora: Record
Nota: 3/5

21 Comentários

  1. Esse livro me parece ser muito interessante, gostei dele. Só acho que irei participar desse sorteio, adorei esse Kit..bjs

    https://bemblogueirablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. to vendo mt gente indicando esse livro e to bem curiosa pra ler tbm, adorei sua resenha

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Amo esses livros que nos faz oscilar entre dois personagens!
    Amei a capa do livro :D Já estou curiosa para ler.
    Beijos
    www.anneferreirablog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também curto bastante essa escolha de narrativa :)

      Excluir
  4. É um livro bastante interessante a capa é bem chamativa, a história deixa o leitor bastante curioso , que legal esse sorteio do kit, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que ainda nao conhecia essa historia em si, mas achei super interessante agora que você citou sobre esse livro, me chamou bastante atenção sabe.
    achei super interessante você sortear um dos seus leitores

    ResponderExcluir
  6. me identifiquei com a historia, já quero ler com certeza!

    ResponderExcluir
  7. Legal esse jogo de tempo, a história é cativante
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

    ResponderExcluir
  8. Eu nao conhecia a obra. A capa é bem bacana e sua resenha muito bem feita. Amei o mimo para os leitores que participarem.

    ResponderExcluir
  9. Gostei da capa e dos marcadores de páginas. Adoro histórias perigosas. Legal a sinopse, não conhecia.

    ResponderExcluir
  10. Acredita que vi esse livro essa semana aqui na livraria perto de casa. Adorei saber sobre a história ... Já quero comprar pois só de ler a resenha já quero ler inteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha aí, o bom é que você já tem onde comprar!

      Excluir
  11. Esse livro seria um livro que eu não pegaria na livraria, mas lendo sua resenha eu achei super legal e interessante a historia, ficou muito linda essa capa e esses brindes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de ter te apresentado uma possível leitura futura!

      Excluir
  12. Adoro livros que fazem com que eu mude de opinião sobre os personagem, fico nesse amor e ódio cruel! Vou participar do sorteio porque realmente quero saber quem vai sair vivo desse embate!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também curto muito essa abordagem, mas infelizmente nesse livro esse jogo não conseguiu me fazer torcer por ninguém, hehe

      Excluir
  13. Acho muito interessante essa parada de te deixar oscilando entre dois lados, isso é uma das coisas que mais gosto em X-Men e em obras como Assassin's Creed e Metal Gear, dentre outros exemplos, que te faz jogar de um lado pra outro na história.
    É uma pena que esse livro não tenha feito isso de maneira adequada, porém o que costuma dar vida a muitas obras são realmente os personagens secundários, quem sabe, como tu disse, o próximo traga uma experiência melhor :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário