O Natal de Nkem (Sunny)


Feliz Natal! 🎄🎅 Cá estou eu no dia 25 de dezembro compartilhando uma leitura que acabei de concluir, e que me agradou muito. O Natal de Nkem é um lançamento da Paulinas Editora, escrito pelo autor nigeriano Sunday Ikechukeu Nkeechi, mais conhecido como Sunny. Com ilustrações de Maurício Veneza, o livro é capaz de encantar crianças e adultos.


SINOPSE

Sunny não se considera um bom escritor, mas sim um bom recontador de histórias. Histórias milenares que ficaram guardadas para sempre na sua memória e que nada e ninguém as tira. Sorte nossa! Assim podemos nos deliciar com esses contos sob a ótica da cultura africana. Como esse do Nkem, o príncipe que foi coroado rei ainda menino. Nkem era muito apegado ao seu avô, rei de Bororo, que jazia moribundo por conta da doença que lhe acometia. O clima no palácio já não era o mesmo. Só se ouvia o vozerio e as canções dos curandeiros, não mais as histórias contadas pelo rei. Nkem já sabia que se o avô faltasse, ele precisaria assumir as tarefas reais, honrar a tradição e defender o povo. Nessa ocasião, chega à corte Amén, um visitante, amigo de seu avô. E Nkem se lembrou de que esse homem certa vez trouxera uma caixa com um presente de Natal para o rei. Curioso, o menino-rei quis saber o que era Natal e Amén, a partir dessa pergunta, começou a contar-lhe sobre Jesus Cristo: seus milagres, suas palavras, enfim... seu amor. Para Nkem era difícil entender como alguém poderia ser rei com tanta simplicidade e comoção. Assim, dia após dia, Amén com muito amor foi apresentando ao menino aquele Rei que era rei de todos. Pouco a pouco, as passagens bíblicas respondiam ora as dúvidas, ora as afrontas de Nkem. E O inevitável aconteceu... O rei faleceu e o menino teve que assumir o trono. Fortalecido por todos aqueles ensinamentos de Amén sobre o Mestre, Nkem abraçou a fé de Jesus e a proclamou para todo o seu povo. E no reino de Bororo foi comemorado o Natal, o dia que marcou o nascimento de Jesus no coração de Nkem e de todo o reino.


A história é uma fábula compartilhada entre as famílias africanas que explica como a celebração do Natal chegou ao continente. O quanto de verdade ela tem eu não sei, mas fiquei encantada com o enredo, que me fez refletir sobre como a palavra de Deus toca o coração dos mais diferentes povos.

Na noite em que meus Cristo nasceu, os anjos do céu apareceram alegremente a alguns pastores que estavam vigiando o rebanho e disseram: "Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o salvador, que é o Cristo Senhor!". Os pastores foram avisados de que o encontrariam numa estrebaria e foram até lá para ver de perto esse acontecimento. " p. 16

Amén, aquele que compartilha com o jovem rei Nkem a história de Cristo, demonstra em seus relatos a humildade e o amor de Deus de forma pura e singela. Aos poucos Nkem vai compreendendo como a presença de Deus em nossas vidas é capaz de nos transformar e transformar a forma como vemos o mundo.

LEIA TAMBÉM: A história do Natal 


As ilustrações do Maurício Veneza tornaram essa obra ainda mais bela, e a edição da Paulinas Editora ficou incrível. Fiquei curiosa para conhecer mais de seu trabalho!


Adorei fazer essa leitura no dia de natal e recomendo muito a todos que querem uma história encantadora sobre essa celebração! O livro é também uma ótima dica de presente 💗


ISBN: 978-85-356-3757-1
Editora: Paulinas
Nota: 5/5 ⭐

14 Comentários

  1. Olha parece ser realmente um livro muito bom, fiquei com vontade de ler. Eu li neste natal o livro 'O presente do meu grande amor' com 12 histórias de natal, tem histórias lindas!

    Feliz 2020, celli | Yeah, Dream High!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo "O presente do meu grande amor"! Li há alguns anos nessa época também e adorei <3

      Excluir
  2. Aí eu amei a resenha e o livro, assim que eu tiver oportunidade quero lê-lo, mesmo que não se saiba o quanto de verdade tem nela, ela parece ser muito enriquecedora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Isadora, acho que a leitura é super válida independente de sua veracidade!

      Excluir
  3. que livro mais lindo, deu vontade enorme de ler agora <3
    são poucos livros que me cativam assim, mas esse está de parabéns e essas ilustrações ficaram muito top, já até joguei no google pra saber mais sobre o autor da arte.

    ResponderExcluir
  4. O que mais gostei foram as ilustrações, dão logo outro prazer na leitura. A história parece ser bastante interessante acho que até prefiro ler uma versão diferente mesmo que não seja verdadeira!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei encantada com as ilustrações do livro, tão lindas. E histórias sobre o Natal existem aos montes né, mas a gente não se cansa! Adoro a magia e o encanto que a história sobre essa época nos trazem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, nada como ler um livro sobre o natal no natal <3

      Excluir
  6. Ai que fofo! Eu nem li o livro mas já fiquei apaixonada só pela sua resenha!
    As ilustrações são lindas também!

    Estante da Pipoca

    ResponderExcluir
  7. Que livro mais fofo. E as ilustrações tornam o livro mais especial, né? Incrível como algo que é muito conhecido nosso se torna mais especial quando é contado assim. Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as ilustrações tornaram a leitura ainda mais especial <3

      Excluir

Postar um comentário