Graduações para quem ama ler

Estão abertas as inscrições do SISU - Sistema de Seleção Unificada e muita gente estará decidindo o seu futuro acadêmico até o próximo domingo.  Me lembro bem como foi a sensação para mim, lá em 2014, quando recebi os resultados dos vestibulares e decidi o que iria cursar. A decisão não foi fácil - eu tinha 16 anos e não fazia ideia do que queria fazer da vida - mas um fator de decisão foi extremamente importante para mim: eu queria um curso em que a leitura fosse um elemento de destaque. 
Imagino que muitas outras pessoas também enfrentam dificuldades na hora de escolher que graduação cursar, e por isso resolvi ajudar os colegas leitores com algumas dicas de cursos para quem ama ler!

estantes de livros

1. Letras


Acredito que essa é a opção mais óbvia, e por isso resolvi começar por ela. A graduação em Letras se dedica ao estudo da língua portuguesa e da literatura, o que evidentemente demanda muita leitura por parte dos alunos. É uma boa opção para quem quer trabalhar com escrita, além de permitir, na modalidade de licenciatura, que o graduado dê aulas de português e literatura.


2. Jornalismo


Curso mais cobiçado na área de comunicação, Jornalismo é também uma ótima escolha para quem gosta de ler e escrever. Entretanto é válido considerar que a linguagem jornalística é diferente da literária, o que significa que o formato de textos e escrita serão diferentes do que se estuda no curso de Letras, por exemplo. Se você curte ler jornais, revistas ou mesmo blogs e se imagina escrevendo esse tipo de conteúdo, jornalismo pode ser uma boa opção para você.

LEIA TAMBÉM: Coisas para fazer antes e após suas aulas

livros e faculdade

3. História


A graduação em História também demanda bastante leitura do graduando. Neste caso o foco será em textos não-ficcionais, então se você já curte ler obras desse gênero provavelmente irá se encantar com o curso. Além de permitir maior expertise a respeito dos fatos históricos, a graduação permite o ensino da disciplina de História quando cursada na modalidade licenciatura.

4. Ciências Sociais


É claro que eu precisava falar sobre o meu curso! Sou graduada em Licenciatura em Ciências Sociais, o que me permite ser professora de Sociologia e também trabalhar com pesquisa nas áreas de Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas. A graduação em Ciências Sociais me trouxe leituras maravilhosas e me ajudou muito no exercício da escrita. Se você curte temas políticos e sociais e ama conhecer novas culturas, essa é a escolha perfeita para você. Pelo menos foi para mim 💗

É isso pessoal! Provavelmente há muitos outros cursos que podem ser uma opção legal para quem gosta de ler, mas estes foram os que consegui falar com mais propriedade a respeito. Me conta nos comentários se a leitura te influencia na hora de decidir sobre a vida acadêmica/profissional! 


14 Comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Que postagem maravilhosa! Sou dessas pessoas que acredita que 16-17 anos é cedo para decidirmos o que queremos fazer durante o resto da nossa vida, tanto é que aos 22 anos resolvi sair do curso de nutrição (que escolhi aos 17) para começar Letras Português e descobrir que era isso que eu amava. Sim ler e escrever foi decisivo nessa mudança, e se não amasse tanto esse mundo não sei se teria tido coragem para mudar.

    Beijos da Lua!!
    Cantinho da Lua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, amei saber sobre essa sua mudança! Vale muito a pena fazer a graduação que a gente ama <3

      Excluir
  2. Como fazemos escolhas diferentes com o mesmo objetivo. Eu escolhi a engenharia para que a leitura pudesse complementar a minha formação e não ser a obrigação. Bacana seu ponto de vista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Thatiane! O que importa é que a gente se identifique com o que buscou estudar e se sinta feliz <3

      Excluir
  3. Oi, concordo que quando muito novas não sabemos bem o que queremos e trabalhar com alguma coisa que não gosta não é muito bacana por isso temos que pensar bem, eu sou daquelas que já fez tantos cursinhos profissionalizantes a toa, porque não trabalhar na área em nenhum deles e fico me perguntando imagina se tivesse feito a faculdade que gostaria com 17/18 anos hoje estaria odiando meu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, total! Acho que muitas vezes precisamos de tempo para nos decidir, e vale a pena ir experimentando áreas diferentes até se encontrar na vida! É bem melhor do que se ver em meio a uma realidade que não nos deixa felizes.

      Excluir
  4. Eu também acho que 17, 18 anos é cedo pra muita gente escolher o que fazer, principalmente quando a pessoa nem é preparada pra essa vida que terá, pois sempre achamos que +18 é algo que não é exatamente. Eu também sou apaixonada por ler, esse é um dos motivos de trabalhar com internet, com certeza as coisas que amo influenciaram na escolha do meu trabalho e dos diversos cursos que faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Thaisa, a maturidade não vem simplesmente com uma idade!

      Excluir
  5. Amo ler, mas nenhum desses cursos passou pela minha cabeça na hora do vestibular. Dá para acreditar? Acho Letras um curso interessante e cheio de possibilidades. Não sabia muito sobre o curso de Ciências Sociais, então valeu por falar um pouquinho mais dele. Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada <3 fico feliz que tenha curtido o post!

      Excluir
  6. Hoje em dia, mais de 10 anos depois de ter começado minha graduação, eu penso MUITO que devia ter feito jornalismo por vários motivos... Não me arrependo da minha escolha, mas sempre que alguém fala da profissão meu coração aperta e penso "ah mas eu ia ser tão boa nisso". Mas vida que segue, os caminhos atuais estão sendo lindos também!
    Eu absolutamente AMEI você fazer um post focado no SISU ainda... Não peguei essa época, meu vestibular foi bem antes, mas tenho amigos que passaram por isso e abre um leque de possibilidades, né? Antes você escolhia o curso na hora da inscrição e fazia cada uma individualmente, agora rola de descobrir novas possibilidades em novos lugares que, quem sabe, cabem direitinho no que adolescentes perdidos sabem fazer bem! Defendo demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu estava no ensino médio eu também queria muito fazer jornalismo, mas não rolou... Fui parar nas Ciências Sociais! E foi lindo <3 A vida tem vários caminhos que podemos traçar e que podem nos trazer felicidade.

      Excluir
  7. Adorei seu post,realmente não é fácil decidir ,são inúmeras opções para o coração bater só por uma,eu sou apaixonada pela minha profissão,porém leitura é algo que me cativa cada dia.

    ResponderExcluir
  8. Que demais você ser graduada em Ciências Sociais! É um curso que eu nunca pensei em fazer, mas deve ser sensacional, né?
    Essas realmente são ótimas opções pra quem gosta de ler. Arrasou nas dicas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário