Vou te contar: quais são as fontes de renda de um blog literário

Sei que muita gente tem vontade de aprender como criar um blog sobre livros, e também tem curiosidade sobre como ganhar dinheiro com um blog, pois eu mesma já estive nessa posição de não fazer ideia de quais eram as fontes de renda de quem trabalha nesse meio. Felizmente isso foi mudando com o passar dos anos, aprendi muita coisa com o Janela Literária e pude finalmente tornar o blog parte do meu trabalho. Ainda não vivo disso - sou professora em tempo integral e o blog acaba sendo apenas uma fonte de renda extra, mas acho válido compartilhar com vocês um pouco da minha experiência no âmbito de monetização de blogs e, quem sabe, te ajudar a fazer uma graninha com o seu trabalho na internet também. Continua lendo para conhecer as minhas estratégias!

blogueira literaria

Anúncios (Google Adense)

Eu arriscaria dizer que essa é uma das formas mais antigas de ganhar dinheiro com um blog - e também uma das mais difíceis. Eu mesma ainda não alcancei o mínimo de 100 dólares para receber meu primeiro pagamento, mesmo em todos esses anos de blog. Mas ainda assim os anúncios continuam firmes e fortes por aqui! Entretanto, é preciso ter um bom número de acessos para faturar com eles.

Sei que muita gente se amedronta com o Adsense por conta de todas as métricas e dados analíticos complicados. Mas basicamente a plataforma te paga de duas formas: por visualização e por clique em anúncios. Quando um clique do seu anúncio gera uma venda, você ganha um pouco mais. Quanto melhores as suas métricas, maiores os seus ganhos. Existem vários posts legais sobre o assunto na internet e vale a pena dar uma pesquisada, mas um que me ajudou bastante foi o 5 grandes erros que cometi com o Google Adsense, do blog SimplesBella.

Posts e banners patrocinados

Foi através desse meio que recebi os meus primeiros pagamentos com o blog, ainda antes de ele se chamar Janela Literária. A verdade é que por alguns anos o meu blog foi do nicho moda/beleza, e admito que era um pouco mais fácil conseguir patrocínios de marcas desse meio através desse formato. 

Normalmente as lojas pagavam um valor fixo para ter um banner exposto por um determinado período de tempo na página inicial do blog, ou por uma menção em algum post. Já aconteceu de eu entrar em contato com a loja oferecendo esse serviço e também de eles entrarem em contato comigo. 

Ao entrar em contato com alguma marca é extremamente importante ter um mídia kit, que é um arquivo onde você expõe as informações do seu blog, as suas métricas, e fala um pouco sobre o tipo de trabalho que produz. Deixo aqui como referência um post da Rock Content sobre Como o mídia kit pode abrir portas para o seu negócio.

Marketing de afiliados

Essa é com certeza a estratégia de monetização mais rentável do momento. Através de plataformas de afiliados é possível receber comissões por vendas geradas através de seus links de afiliado. Atualmente utilizo o programa da Amazon e o LTK, que juntos são responsáveis pela maior parte dos meus rendimentos com o blog. Porém, nem sempre é fácil gerar conversões, pois não basta simplesmente jogar o seu link em todos os lugares da internet - é preciso produzir conteúdo de qualidade para que as pessoas se interessem em fazer aquela compra. 

Uma boa estratégia é deixar os seus leitores informados a respeito de promoções e ofertas especiais, tendo assim mais chances de converter em vendas. Também é importante ter posts que possuam um bom ranqueamento no Google, pois assim ao buscarem por um livro, por exemplo, o seu blog será a primeira referência para aquele usuário. 

Entretanto, não é tão fácil prever qual post vai gerar mais conversões - um dos que me rendeu mais vendas na Amazon é bem simples, mas vai direto ao ponto, a respeito do livro A menina que virou lua, e é um dos primeiros resultados quando se busca pelo título do livro no Google. Todo mês no mínimo um exemplar do livro é comprado através do meu link. 

Leia também: Possui um blog literário? Divulgue no Pinterest!

Publipost, resenhas e divulgações

Após alguns anos firmando o meu espaço no meio literário, passei a receber propostas de autores ou editoras buscando a divulgação de algum livro, geralmente lançamentos. Normalmente eles solicitam um orçamento junto com o meu mídia kit, e para isso eu já possuo uma tabela de preços que variam de acordo com o formato do post. Após entrar em acordo com a publicidade, o autor ou editora costuma enviar uma cópia física do livro para leitura e elaboração das fotos, que também podem ser feitas com o meu Kindle no caso de E-books. 

Gosto muito de trabalhar com esse formato, principalmente quando o cliente dá liberdade criativa para produzir algo legal e com a minha cara. Sinto que dessa forma o resultado fica mais autêntico e geralmente agrada os leitores do blog. Você pode conferir alguns exemplos desses posts na tag publicidade

***

Essas são as estratégias de monetização que utilizo atualmente aqui no Janela Literária. Compartilhe nos comentários as suas dúvidas e me contem se vocês conhecem mais algum meio interessante de ganhar dinheiro com um blog literário! 

4 Comentários

  1. Excelentes dicas👏🏽👏🏽👏🏽

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu também estou no AdSense desde que comecei a trabalhar com blog, mas infelizmente até hoje não atingi os $100 necessários, mas como não atrapalha em nada a navegação no blog, deixo os anúncios lá. Adorei as dicas e já estou pensando na possibilidade de usar mais algum meio para monetizar o blog!

    Até mais;
    http://universo-invisivel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ganhar dinheiro com Adsense realmente não é fácil, tenho um site de SEO e dicas Marketing Digital e criação de E-Books... Galeria de Notícias ... como li todo o seu artigo,percebi que é a dificuldade de muitos, mas pegando umas dicas aqui e outras ali, vamos crescendo. Desejo sucesso!

    ResponderExcluir
  4. RECOMENDO UM ROMANCE INTITULADO “PRINCESA DO DESEJO ” , DE ANDREW PHILIP COLLINS. É UMA LEITURA MUITO DETALHADA E IMPRESSIONANTE DE COMO UMA PESSOA SE MODIFICA AO LONGO DA VIDA. SUPERINDICO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário