Resenha: Blackout (Várias Autoras)

Na minha vivência como leitora, ler livros escritos por mais de um autor rendeu ótimas experiências. Acho esse um ótimo meio de conhecer o trabalho de autores que eu ainda não havia lido, o que acaba me fazendo buscar outros livros escritos por eles e me apresenta a novas possibilidades de leitura. Foi o caso de Blackout, um romance composto por seis histórias, escritas em conjunto pelas autoras Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Nic Stone, Angie Thomas (a única que eu já conhecia), Ashley Woodfolk e Nicola Yoon. 

livro blackout

SINOPSE

Uma onda de calor causa um apagão em Nova York. Multidões se formam nas ruas, o metrô para de funcionar e o trânsito fica congestionado. Conforme o sol se põe e a escuridão toma conta da cidade, seis jovens casais veem outro tipo de eletricidade surgir no ar…
Um primeiro encontro ao acaso. Amigos de longa data. Ex-namorados ressentidos. Duas garotas feitas uma para a outra. Dois garotos escondidos sob máscaras. Um namoro repleto de dúvidas.
Quando as luzes se apagam, os sentimentos se acendem. Relacionamentos se transformam, o amor desperta e novas possibilidades surgem ― até que a noite atinge seu ápice numa festa a céu aberto no Brooklyn.


capa blackout

Esse é um livro de histórias de amor: algumas que parecem do tipo "escrito nas estrelas", outras um tanto inusitadas. Mas são histórias de amor de protagonismo negro, tendo Nova York como cenário. Elas acontecem ao mesmo tempo, durante um blackout que assola um dia de verão na cidade. Algumas são mais curtas, ocupando o espaço de um capítulo no livro, e outras mais longas, como é o caso de "A longa caminhada", da autora Tiffany D. Jackson (já virei fã dela!), que se divide em 5 atos. 
As histórias se intercalam e cada autora apresenta um estilo de escrita bem diferente, o que naturalmente me fez gostar mais de algumas narrativas do que de outras. No entanto, considerando que o tempo e espaço são os mesmos, a vibe também é a mesma - o que torna a leitura inteira bastante fluída, sem muitos altos e baixos. 


O livro cumpre muito com o objetivo de trazer histórias de amor juvenil com diversidade, com protagonismo negro e, em alguns dos romances, LGBTQIA+, mas não vai muito além disso. São narrativas simples, bem amarradas, mas que não surpreendem - e tá tudo bem! É uma ótima leitura de verão para se fazer em pouco tempo, com a companhia de um chá gelado 💗 Também acho que renderia uma ótima adaptação, numa série estilo Modern Love. Super recomendo! 


ISBN: 978-85-5534-170-0
Editora: Seguinte
Nota: 4/5

0 Comentários