Resenha: A Contrapartida, Livro 2: O contra-ataque (Uranio Bonoldi)

Nada melhor do que ver um livro massa ganhando uma continuação, não é mesmo? Vocês já me viram falar antes sobre a obra do Uranio Bonoldi por aqui, e é com muito prazer que retorno para compartilhar com vocês este lançamento. Apertem os cintos, pois a trama é daquelas de tirar o fôlego!

a contrapartida

RECAPITULANDO…


A Contrapartida é um thriller nacional repleto de tensão e reviravoltas. No primeiro livro acompanhamos Tavinho, um garoto que, apesar de vir de uma família privilegiada e cheia de recursos, não consegue se dar bem nos estudos. Ele quer muito honrar a memória de seu falecido pai e orgulhar a sua mãe, e está disposto a tudo para isso. E é aí que uma solução aparece, apresentada por Iaúna, empregada de origem indígena da casa de Tavinho: uma solução mística para tornar o garoto super inteligente. Mas, em contrapartida, esse ritual envolve um alto custo moral.

O QUE HÁ DE NOVO


O primeiro livro trouxe muito pano pra manga para uma continuação. Dessa vez a vingança assume o tema central da trama, e algumas das lacunas deixadas no livro 1 são preenchidas, numa narrativa que avança e retrocede no tempo, em capítulos intercalados.

Logo de início esta continuação intensifica alguns dramas familiares presentes na história, elemento que gosto bastante. Por já começar com uma tragédia, o enredo deixa o leitor sedento por respostas. Novos personagens também se integram à história, como o irmão de Iaúna, o Iaruanã. Entretanto, Tavinho continua sendo o centro de tudo isso, e as novas figuras ajudam a montar o álbum de mistérios que é A Contrapartida.

Neste livro 2 vemos um Tavinho bem mais maduro, o Dr. Octávio, vencedor de prêmios e com uma vida de sucesso pela frente. Porém um grave acidente, que se configura como um crime e leva a vida de pessoas para ele muito importantes, mexe com a sua cabeça e o faz correr atrás de vingança e mais respostas. Personagens já conhecidos do livro 1 também o auxiliam neste processo, como Oswaldo e Martha, que acabam se metendo em muitas aventuras e, também, algumas ciladas. Um jogo de gato e rato entre Octávio e Iaruanã se instaura… Mas para saber mais sobre isso, vocês precisarão ler o livro.

LEIA TAMBÉM: Resenha: A Contrapartida (Uranio Bonoldi)


livro a contrapartida

SIMBOLOGIA E AMBIENTAÇÃO


Este segundo livro mantém a simbologia da fictícia tribo Moxiruna que, apesar de extinta, é responsável por todo o misticismo que envolve esse suspense. Muito mais da história da tribo é revelada neste livro, que relata como ela foi dizimada e os impactos na vida dos sobreviventes. Outro tema que se mantém na narrativa é o debate ético, a reflexão sobre o certo e o errado e de até onde vale a pena ir por vingança.

O tempo psicológico da obra, que viaja entre décadas, é muito bem construído, e chega a fazer paralelos com fatos reais do Brasil e do mundo, o que achei bastante interessante. São Paulo continua sendo o lar de Tavinho, mas dessa vez temos também uma visita ao Amazonas como parte da busca por respostas do protagonista. O livro também explora bastante a parte investigativa que envolve os crimes, o que o deixa ainda mais intenso e dinâmico.

QUEM DEVE LER


Se você é um grande apreciador de thrillers, A Contrapartida é com certeza uma ótima escolha de leitura. Mas se esse não for o caso, ainda vale a pena se dedicar a essa história que vai te deixar agarrado no livro do começo ao fim, pois a escrita do Uranio Bonoldi é bastante intensa e enigmática. Dividido em quatro partes, cada uma delas vai te surpreender. E se você já leu o livro um, com certeza irá amar essa continuação!

O livro é ainda uma ótima opção de presente neste fim de ano, para arrasar na escolha de amigo secreto e natal. Ele já está disponível na Amazon, e para adquirir é só clicar aqui.


*Este é um conteúdo patrocinado. Entretanto, as opiniões aqui escritas são verdadeiras, assim como em todas as resenhas publicadas no Janela Literária*

1 Comentários

  1. Não conhecia o livro mas por ser um thriller fiquei muito interessada! com certeza vou por na minha listinha, a sua resenha ficou impecável me deixou com curiosidade pra saber o desenrolar da história preciso ler o primeiro livro

    ResponderExcluir

Postar um comentário