Vou te contar: o que me motiva a manter o blog

Olha, eu não vou mentir: manter um blog dá trabalho. Por mais que se leve essa tarefa como um hobby, ter um blog muitas vezes demanda certas responsabilidades. E se você monetiza o seu espaço na web essas responsabilidades triplicam!



É preciso manter um domínio (que custa um valor anual), lidar com alterações que ocorrem nos bastidores do blog (alô Google Adsense, ainda não descobri como resolver o seu novo aviso de ads.txt!), além de, claro, manter um conteúdo frequente e de qualidade.


O pior é que, mesmo realizando todas essas tarefas, o retorno tarda a chegar. Talvez seja por quê a audiência nos blogs tem diminuído de maneira geral, mas tem sido difícil manter um público fiel por aqui. Hoje em dia muito mais gente prefere passar o seu tempo online em redes sociais, e raramente visita sites e blogs. As vezes me sinto uma vovó da internet por trabalhar com isso há tanto tempo e continuar defendendo esse veículo, hehe 💗


E é aí que entra a questão que abordei no título desse post. Defendo os blogs com unhas e dentes por quê eu amo muito isso aqui. Amo ir na barra lá em cima e digitar um www. antes de acessar os meus cantinhos favoritos da internet, amo ler artigos que sei que demandaram um trabalho danado para ser produzido. E produzido pra mim - ou, no caso, para o seu público alvo -, de maneira especial e única. 
Beleza, tem uma boa galera se dedicando ao Instagram com o mesmo afinco e produzindo um conteúdo massa. Mas tem algo nos blogs que ainda não foi superado por nada novo, pelo menos na minha opinião. E nem sei bem explicar o que é. Mas esse sentimento é o que me motiva a continuar escrevendo aqui.

LEIA TAMBÉM: O que aprendi após um mês sem celular


As vezes é difícil manter a motivação, principalmente quando rola aquele bloqueio criativo básico. E muitas vezes o desanimo chega, acompanhado de uma vontade de jogar tudo isso pro alto, hehe. Uma boa culpa disso está também nas expectativas: muitas vezes escrevo um post jurando que vai bombar, mas os acessos continuam lá embaixo. Duro, né? Porém, mais uma vez o meu amor por isso aqui prevalece e eu continuo escrevendo.
E pra quem eu escrevo? Essa é uma pergunta que faço a você, caro leitor. Por isso o convido para responder a pesquisa que preparei abaixo especialmente pra você. Não vai demorar nem 5 minutos e vai me ajudar muito a continuar criando conteúdo aqui no Janela Literária!

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

Sinta-se a vontade para deixar um comentário 💗

28 Comentários

  1. É difícil mesmo se dedicar tanto a algo e não ter o retorno esperado, mas o que me faz seguir em frente é estar fazendo algo que amo, que é o que eu percebo que você faz.
    Espero que continue com o seu blog, assim como você, existem outras pessoas que consomem esse tipo de mídia e ler seus posts me fazem um bem danado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muito obrigada por esse comentário lindo amor <3 Ter você me apoiando sempre é o que mais me ajuda a manter isso aqui!

      Excluir
  2. blogar da trabalho demais mesmo, a gente acaba fazendo totalmente por amor pq o retorno financeiro que eu tenho é praticamente nenhum

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Realmente é difícil sim manter um blog ativo, só pra quem ama ter um blog que vai conseguir ir em frente com ele, infelizmente as redes sociais estão tirando o foco dos leitores, respondia a pesquisa bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ter respondido a pesquisa, Lucimar! É sempre bom te ver por aqui <3

      Excluir
  4. Nossa...eu estava pensando esses dias o quanto é difícil manter um blog, e ainda mais cuidar de todas as redes sociais...dá um trabalhão e o retorno financeiro é demorado mesmo!! Mas temos que continuar né...

    ResponderExcluir
  5. Eu já pensei em jogar tudo pro alto, já parei algumas vezes, mas sempre retomo.
    Tenho um caso de amor com o blog não consigo abandonar.

    Beijos

    camilaporai.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já parei em vários momentos durante esses anos de blog! Mas o amor persiste <3

      Excluir
  6. Esse ano criei como meta em dar mais tempo ao meu blog, afinal eu amo meu espaço, vou responder sim sua pesquisa.

    ResponderExcluir
  7. Já respondi sua pesquisa <3
    Eu tenho blog há muitos anos e sei o trabalho que dá.
    Mas no final, com o texto pronto e todo revisado (umas 3x no mínimo), vale a pena!

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  8. Realmente manter um blog não é fácil, ainda mais em 2019. Porém acredito que apesar das dificuldades é um trabalho gratificante, mesmo que não seja renumerado.

    Ah pesquisa respondida, espero que ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e é ainda mais gratificante quando recebo comentários como o seu <3 obrigada!

      Excluir
  9. Respondi a pesquisa! Realmente blogar hoje tem que ser por amor, aquele que nos impulsiona a persistir. As redes sociais tem tomado muito o lugar dos blogs, infelizmente.

    ResponderExcluir
  10. Pois é, as vezes me bate o desânimo com meu blog também, parece que estou fazendo tudo em vão, mas não vou nem quero desistir dele, temos que ser nossas própria fonte de motivação e se dedicar sempre!

    ResponderExcluir
  11. Eu também ainda não consegui descobrir como resolver o ads.txt! hahaha Rindo de nervoso aqui.
    Pois é, manter um blog não é fácil, é tanta coisa para lidar e isso de ter pouca gente prestando a atenção pode desmotivar bastante as vezes, mesmo que o blog seja só um hobbie. Mas mesmo que o intagram e o youtube estejam mais em alta ter um blog não tem comparação. É tão bom cuidar do nosso cantinho que tem a nossa cara, né? ♥

    ResponderExcluir
  12. Olá Malu, identifiquei-me muito com este post. Manter um blog dá muito trabalho e a maior parte do tempo nem vemos resultados. O que me faz mover é mesmo a esperança. Adoro ler, investigar e escrever, e só isso é capaz de me manter dedicado a trabalhar todos os dias. Todavia, gostaria de que um dia, esse trabalho seja reconhecido de alguma forma e tenho esperança que aconteça mesmo. Pode ser daqui a 10 anos que não me importo, mas pelo menos que aconteça alguma vez.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Estes são problemas comum de todos que trabalham com blog 😊 mas não podemos desistir...

    ResponderExcluir
  14. Em 15 anos de blog já vi de tudo, e apesar de hoje em dia não ser "tão" visto quanto yt/insta, ele AINDA assim é muito acessado se precisamos buscar por determinado assunto. Já tive fases em que fiquei sem postar por meses e quando voltava trazia um conteúdo mixuruca, e por mais que me magoasse eu não estava na "vibe". Hoje tenho tentado transformar meu blog em um oráculo de conteúdo para a internet, e por enquanto tem dado certo, viu? Fazem apenas alguns meses e as views aumentaram MUITOOOO ♥

    ResponderExcluir
  15. Nossa...manter um blog ativo é bem puxado; só que é blogueira que sabe. Perseverança pra nós!! Em frente!! ;0

    ResponderExcluir
  16. Quem nunca teve bloqueio criativo
    Que atire a primeira pedra. Eu amei seu texto porque me vi nele várias vezes.

    ResponderExcluir
  17. Todo mundo ja passou ou passa por bloqueio criativo
    Mas devemos persistir sempre

    ResponderExcluir
  18. Hoje em dia só resiste aos blogs quem faz por amor. Eu não monetizo o meu, então sei como é, mas não desisto nunca! Ainda mais agora que estou reestruturando o blog. Mas tenho fé que ainda vai melhorar. Precisamos manter o foco e o sonho para continuar. Sucesso pra você linda.

    ResponderExcluir
  19. Mana é bem complicado mesmo... Voltei o meu ontem mais algo n permiti q eu deixe então irei permanecer .. tô amando tudo por aqui já !! Prazerrrr

    ResponderExcluir

Postar um comentário