Blitz Literária: leituras, projetos e indicações para o mês de julho de 2020

Quem é vivo sempre aparece! Digo isso não para mim, que incrivelmente estou conseguindo manter as publicações semanais aqui no blog em plena quarentena, mas a esse quadro que surgiu em março do ano passado e quase que não voltava mais, hehe. A ideia é compartilhar na Blitz Literária algumas aleatoriedades sobre o universo dos livros, e como estou com várias na mente nesse momento, resolvi escrever. Então pega aí um café e vem curtir esse post!

blitz literaria


LEITURAS E LANÇAMENTOS

Falando um pouco sobre as últimas leituras que concluí, gostaria de destacar o livro "Daqui a cinco anos", que foi recentemente resenhado aqui no blog e é lançamento da Companhia das Letras pelo selo Paralela. Foi uma leitura surpreendente, realizada num clube do livro virtual promovido pela editora para os parceiros, que culminou num debate muito massa sobre a trama. O e-book já está disponível para compra na Amazon, e em breve a edição física chegará às livrarias.

daqui a cinco anos

Já partindo para a minha leitura atual, estou lendo um clássico que acabou de ser republicado em uma edição belíssima pela editora Antofágica: Mrs Dalloway, da Virginia Woolf (dá pra garantir 20% de desconto com o cupom VIRGINIA20 até o dia 14/07). Esta nova edição conta com ilustrações e vários textos de apoio legais, incluindo um escrito pela Mell Ferraz do Blog Literature-se, que está organizando uma leitura conjunta do livro. Estou escrevendo este post logo após ter saído da live dela sobre as primeiras páginas do livro, que já foram para mim muito interessantes. Estou lendo numa edição da Autêntica que já possuía, e qualquer pessoa pode participar lendo em qualquer edição física ou digital. Para mais detalhes é só acessar o perfil @blogliteraturese no Instagram.

PERFIS QUE VALE A PENA SEGUIR


Que a Mell Ferraz é uma ótima indicação de perfil para acompanhar no Instagram vocês já sacaram, mas gostaria de deixar aqui também uma listinha de mais alguns bookstagrams que tenho curtido acompanhar nas últimas semanas: 


Não esquece de me seguir lá no @malu.janelaliteraria também!

LIVRO X SÉRIE: PEQUENOS INCÊNDIOS POR TODA PARTE

Outra leitura que conclui recentemente e que será resenhada aqui no blog ainda essa semana foi Pequenos incêndios por toda parte. Foi o livro de junho do CALMA - Clube Ativista Literário para Mulheres Ansiosas, e eu já posso adiantar que amei demais a obra. Porém com a série não tive a mesma experiência... Não curti a forma como foi adaptada, e mudaram características desnecessárias dos personagens. Acho que se eu assistisse a série sem ter lido o livro poderia até gostar, mas é impossível não comparar com a obra que deu origem a ela agora que conheço a história original. Mas vale a pena dar uma chance, tendo ou não lido o livro. Em breve a gente conversa mais sobre esta incrível ficção da Celeste Ng.


pequenos incendios por toda parte
um retrato que representa muitas noites de quarentena regadas a chá gelado e pizza caseira feita com massa de pão 💕

O RENASCER DAS SAGAS ESQUECIDAS

Este ano nos surpreendeu não só com um vírus mortal, mas também com anúncios de novos livros relacionados a sagas que já foram concluídas anos atrás. Dentre eles temos A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, que retrata a décima edição dos Jogos Vorazes, e O sol da meia noite, que é história de Crepúsculo contada sob o ponto de vista do Edward. O hype tem sido grande para essas duas obras, e eu admito que estou curiosa para saber o que as autoras aprontaram. Mas admito que tenho algumas outras prioridades: inclusive ainda preciso ler Os testamentos, uma "continuação" do universo distópico de O conto da aia

FEIRAS LITERÁRIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA

No mês passado os leitores receberam com pesar a notícia de que a Bienal do Livro de São Paulo foi cancelada devido à pandemia. A escolha foi, é claro, a mais sensata, e a próxima edição na cidade ocorrerá apenas em 2022. Mas nem tudo está perdido quando o assunto é feira literária: eventos como o Flipop - Festival de Literatura Pop conseguiram ser adaptados ao formato digital. Este festival, organizado pelo selo Seguinte da Companhia das Letras, ocorrerá entre os dias 9 e 12 desse mês, com uma programação online super legal. Confira no site do evento.

flipop

É isso gente! Com certeza existem vááárias outras novidades literárias rolando, mas espero que essas tenham sido interessantes para vocês. Me conta no comentário o que há de novo na sua vida de leitor(a)! 🧡

9 Comentários

  1. Deve ser bem maneiro participar de uma leitura em conjunto, comentar com as pessoas sobre o que está lendo é uma vontade que todo mundo tem, meu problema mesmo é manter um ritmo de leitura(não é um problema exclusivo com a leitura, hehe). Enfim, depois que eu finalmente terminar de ler Resident Evil: A Conspiração Umbrella, pretendo começar Dragão Vermelho ou O Senhor dos Anéis a Sociedade do Anel, quer me ajudar na decisão? hehe

    ResponderExcluir
  2. Amiga você é tudo pra mim não sei nem como te agradecer pelo carinho que você tem pelo meu trabalho no insta enfim amei saber de todos os lançamentos e as novidades,surtei demais com esse lançamento do livro da Virginia Woolf a edição está simplesmente perfeita. Quero muito assistir a série Pequenos incêndios por toda parte mas preciso ler o livro antes. E falando sobre lançamentos estou ansiosa pra comprar o novo livro da Becky Albertalli

    ResponderExcluir
  3. Precisamos fazer a leitura conjunta de "Os testamentos", estava revendo a série essa semana e fiquei curiosa para consumir algo "novo" sobre Gilead! Hahahaha

    ResponderExcluir
  4. Estou vedo muitas pessoas falando de "Daqui a cinco anos" e quero ler! Essa edição de "Mrs. Dalloway" da antofágica está tão bonitinha. Que legal essa leitura conjunta do livro, nunca participei de uma. É uma pena a pandemia ter forçado o cancelamento da Bienal de SP, mas a ideia da Flipop ser online é muito legal. Eu confesso não ter muita paciência para essas coisas online, mas aposto que muita gente está aproveitando (ainda mais que sendo online é possível que pessoas do Brasil inteiro possam participar).

    Au revoir ♡
    Tecer Flores e Cheirar Livros

    ResponderExcluir
  5. Sua resenha de "Daqui a Cinco Anos" me deixou SEDENTA pelo livro, tô muito curiosa para lê-lo... Achei a premissa incrível e fiquei curiosa para ver como essa história de ter um futuro com alguém que é presente de outra pessoa aconteceu (ou não). Também tô com vontade de ler " A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes" e ver se é tão denso e intenso quanto a trilogia Jogos Vorazes, aquela lindeza.

    Sua ideia de Blitz Literária é INCRÍVEL! Que bom que, mesmo depois de tantos meses, você retomou e não deixou morrer!

    ResponderExcluir
  6. Lendo seu posr eu percebi que tenho lido muito pouco, e preciso por minhas leituras em dia.
    Continua apostando nesse quadro que é sucesso, achei incrível msm ♡
    TÔ MUITO ANSIOSA PRA LER O CANTO DOS PÁSSAROS AAAAHHH ♡♡♡♡ quando saiu a notícia eu e meu namorado ficamos muito animados com a notícia hahahaha.

    diariodumadesastrada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Esse é o tipo de post que eu gosto de ficar vários minutos lendo e admirando. Já quero ler URGENTEMENTE esse livro que indicou! Essas fotos estão belíssimas! Elas me passam uma sensação de aconchego 🥰

    ResponderExcluir
  8. Oi companheira de leitura conjunta! Como é bom saber que temos um gosto literário e de bookstagrams parecidos, néh? Assim, como você estou lendo MRS. Dalloway com a Mell Ferraz e amando tudo que ela indica. Esse ano eu não estou conseguindo focar muito em filmes e séries, estou focando mais nas leituras mesmo e tenho conseguido ler bastante, já deixo aqui a dica de uma história que li essa semana no Kindle Unlimited: Escrito em Algum Lugar do Vitor Martins.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  9. Amei esse resumão cheio de indicações, arrasou!
    Vou conferir todos os @s que você indicou de bookstagram agora!
    Menina, o meu coração cortou ao saber que não teríamos Bienal :( mas por um lado é até bom já que essa pandemia me deixou sem dinheiro e eu não teria muito o que gastar por lá, hehehe. Mas consigo me programar para 2022!

    ResponderExcluir

Postar um comentário