Resenha: Tudo o que importa (Joshua Fields Milburn & Ryan Nicodemus)

Devo ter ouvido falar sobre minimalismo pela primeira vez há uns 10 anos atrás; mais ou menos na época em que Joshua e Ryan, dois grandes amigos e autores deste livro, começaram o blog deles. Lembro que na época cheguei a acessar o The Minimalists, e considerei mudar alguns hábitos para ter uma vida minimalista. Porém, sendo bem sincera, isso não era prioridade naquela época, em que eu estava no meio da adolescência, então acabei deixando a ideia de lado. Até agora.

livro tudo o que importa

SINOPSE

Aos vinte e poucos anos, Joshua Fields Millburn achava que tinha tudo o que qualquer um poderia desejar. Mas após a perda da mãe e o fim do casamento no mesmo mês, Millburn começou a questionar todos os aspectos da vida que havia construído e acabou descobrindo um estilo de vida conhecido como minimalismo.
Na busca por algo mais substancial do que o consumo compulsório, ele se desfez da maior parte de seus bens materiais, pagou dívidas e abandonou sua carreira. Tudo o que importa não é um livro sobre como fazer o mesmo, mas sobre o porquê.
Os adeptos do minimalismo não se concentram em ter menos bens materiais. O foco, na verdade, é abrir espaço para mais: mais tempo, mais paz, mais criatividade, mais experiências, mais satisfação, mais liberdade. E limpar a desordem libera espaço.
Comovente e profundamente pessoal, Tudo o que importa é um livro cativante e traz as interrupções perspicazes (e muitas vezes hilariantes) de Ryan Nicodemus, o melhor amigo de Millburn e parceiro na criação do site TheMinimalists.com, que promove o estilo de vida minimalista. Os dois também são responsáveis pelos documentários Minimalismo Já e Minimalism: A Documentary About the Important Things, disponíveis na Netflix.
Por meio do minimalismo, Joshua e Ryan nos mostram que quando damos menos importância para bens materiais, abrimos espaço para o que realmente importa na vida.


capa tudo o que importa

Neste livro, escrito majoritariamente pelo Joshua mas contendo algumas notas do Ryan, conhecemos toda a história que levou estes dois amigos a embarcarem no minimalismo. É possível perceber que essa não é uma jornada tão simples, e que exige muita determinação. Além disso, o minimalismo vai muito além de ter pouca coisa: tem a ver com a forma como você encara o mundo, suas relações e a si mesmo.
Todo mundo diz que é diferente, que vai fazer as coisas de um jeito diferente, que tudo será diferente quando eu for chefe ou que só preciso sacrificar mais algumas semanas/meses/anos até conquistar o que quero. No entanto, quando conquistamos o que queremos, seja lá o que isso for, e aí? Nós não trabalhamos menos. Quando muito, passamos a trabalhar mais. Mais horas, com mais exigências, mais responsabilidade." p. 28, grifos do autor. 

Por mais que este livro seja um relato de vida, é possível aprender diversas lições com ele. São lições que o próprio Joshua aprendeu, que o levaram a repensar suas práticas e o transformaram num cara minimalista. Algo legal sobre a forma como ele escreve está no fato de diversas vezes ele demonstrar que o minimalismo não é igual para todo mundo: para algumas pessoas pode funcionar ter itens suficientes apenas para encher uma mochila, para outros não. É possível ser minimalista viajando o mundo e é também possível ser minimalista vivendo com uma esposa e filhos no subúrbio.  É só descobrir o que realmente funciona pra você.

LEIA TAMBÉM: A mágica da arrumação (Marie Kondo)

livro tudo o que importa

Algo que não curti muito foi o fato de terem decidido trazer as notas do Ryan apenas no final do livro. Na introdução os autores explicam que essa foi uma decisão deles, mas chegou um momento em que ir lá atrás só pra ler o que o Ryan tinha a dizer sobre algum tópico (o que na maioria das vezes é só um comentário engraçadinho) foi ficando cansativo. Terminei o livro ignorando várias dessas notas, e preferia que elas estivessem em cada página ou mesmo que o Ryan tivesse participado ativamente do livro, sem ser apenas um "coadjuvante". 

Me tornei minimalista só de ler esse livro? Com certeza não. Mas aprendi muitas dicas valiosas e desde que comecei a leitura passei a repensar muito sobre minha vida e a forma como quero vivê-la. Recomendo muito para quem está buscando refletir sobre a forma como o consumo se encaixa na sua vida, e quem sabe mudar alguns hábitos também. Fiquei bem inspirada a pesquisar mais sobre o assunto e devo falar mais sobre essa minha jornada lá no Instagram, então fiquem ligados. 

COMPRE AQUI ESTE LIVRO

ISBN: 978-65-5712-072-9

Editora: Best Seller

Nota: 4/5⭐

0 Comentários