Resenha: Coraline (Neil Gaiman)

Quando eu era pré-adolescente, umas colegas da escola me contaram que assistiram Coraline e morreram de medo do filme. Logo eu fiquei ao mesmo tempo curiosa com a história e com medo de ser aterrorizada por ela também. Acabei não assistindo, depois descobri que existia o livro e preferi esperar até ler primeiro. Neste ano finalmente li a obra e vim aqui compartilhar com vocês o que achei.

coraline

SINOPSE

Certas portas não devem ser abertas. E Coraline descobre isso pouco tempo depois de chegar com os pais à sua nova casa, um apartamento em um casarão antigo ocupado por vizinhos excêntricos e envolto por uma névoa insistente, um mundo de estranhezas e magia, o tipo de universo que apenas Neil Gaiman pode criar.
Ao abrir uma porta misteriosa na sala de casa, a menina se depara com um lugar macabro e fascinante. Ali, naquele outro mundo, seus outros pais são criaturas muito pálidas, com botões negros no lugar dos olhos, sempre dispostos a lhe dar atenção, fazer suas comidas preferidas e mostrar os brinquedos mais divertidos. Coraline enfim se sente... em casa. Mas essa sensação logo desaparece, quando ela descobre que o lugar guarda mistérios e perigos, e a menina se dá conta de que voltar para sua verdadeira casa vai ser muito mais difícil ― e assustador ― do que imaginava.


coraline

Esse não foi o meu primeiro contato com o Neil Gaiman. Li primeiro "O oceano no fim do caminho", que se tornou um dos meus livros favoritos da vida, e depois li "Deuses Americanos", que gostei, mas não tanto quanto o anterior. Também já li "Good Omens", livro que o autor escreveu em conjunto com o Terry Pratchett, mas nenhum desses livros citados aqui se assemelha a Coraline. 

LEIA TAMBÉM: Algo sinistro vem por aí (Ray Bradbury) 

Nessa trama, uma garotinha se muda com os seus pais para uma nova casa, que parece possuir alguns segredos. Curiosa, buscando desvendar aqueles mistérios, Coraline descobre o "outro mundo". Lá, algumas coisas parecem iguais ao seu mundo normal, mas outras se revelam completamente diferentes e, sobretudo, assustadoras.

Porque coragem é quando você sente medo de fazer algo, mas faz mesmo assim, é quando você enfrenta o medo." p. 90

É impossível não se encantar com a Coraline. A garotinha é esperta, e nos faz lembrar da nossa infância também, quando passamos por aquela fase de querer descobrir coisas novas, explorar e enfrentar os nossos medos. A história lembra Alice no país das maravilhas em alguns de seus elementos fantásticos, contando até mesmo com a presença de um gato bastante perspicaz também. 

coraline

Gostei bastante da introdução presente no livro, em que o Neil Gaiman nos conta um pouco sobre a sua ideia para a história, que escreveu inicialmente para as suas filhas, e compartilha sua experiência de escrita. A narrativa é bastante fluída, envolvente, do jeito que só o Gaiman sabe fazer. Li o livro todo em poucas horas, não dava vontade de parar de ler. Queria o tempo todo ver o que mais a Coraline iria fazer para tentar sair do outro mundo e voltar para a sua vida real.

O céu nunca foi tão céu e o mundo nunca foi tão mundo." p. 191

Também amei muito essa edição ilustrada pelo Chris Riddell. Seus desenhos transmitem bastante a energia do livro, deixando-o ainda mais misterioso e sombrio. Recomendo demais essa leitura, sendo inclusive uma ótima forma de conhecer o trabalho do autor, caso ainda não tenha lido nada dele. Mais uma vez, Neil Gaiman me cativou com um de seus livros. 

COMPRE AQUI ESTE LIVRO

ISBN: 978-85-510-0675-7

Editora: Intrínseca

Nota: 5/5⭐

1 Comentários

  1. Sempre tive muita curiosidade de assistir Coraline, e sempre fiquei na mesma que você: "Preciso ler primeiro e depois assisto o filme" hehe.
    Como é um livro feito pra crianças, a partir de que idade você recomenda essa leitura?

    ResponderExcluir

Postar um comentário