Os meus livros favoritos da infância

Essa época sempre me faz lembrar dos tempos em que eu ansiava pelas leituras de fim de ano. Geralmente eu ganhava livros de presente dos meus pais ou de algum familiar, além de estar aguardando as férias para ter tempo de ler mais. Nesse clima de nostalgia, trouxe aqui os meus livros favoritos da infância, que acredito serem também ótimas dicas de presentes para os pequenos. 

livros favoritos da infancia

Eu fui uma criança que lia livros feitos para crianças. Eu amava ler, mas não fui nenhum prodígio que lia Shakespeare aos 8 anos. Eu gostava é de histórias infantis, fantasiosas, fábulas e enredos que me envolviam e transmitiam uma mensagem que chegava até mim. Por isso eu amava esses livros, dentre muitos outros que foram extraviados e já não tenho mais. Escolhi 5 entre os que tinha aqui para compartilhar com vocês, mas são apenas alguns exemplos. 

I. Moça perfumosa, rapaz pimpão 


moca perfumosa rapaz pimpao

Este livro é super divertido e repleto de poesia! Eu amava ler em voz alta por que tudo rimava. Contava como uma novela, interpretando os personagens da história deste casório. O livro faz parte da coleção "Brasil com de Bico", da Editora Paulinas, da qual também li outros livros e que reúne histórias engraçadas do folclore brasileiro. É possível encontrar opções de compra do livro usado clicando aqui.
 

II. Ouvindo as conchas do mar 


ouvindo as conchas do mar

Esse livro me encantava de um jeito... Eu lia e relia, e também amava ficar olhando para suas belíssimas ilustrações. Nele, um garotinho pergunta ao pai pescador muitas curiosidades sobre o mar, e fantasia sobre a sua profundeza. É uma história bonita e repleta de ensinamentos, que você pode adquirir clicando aqui

III. O mar não tá pra peixe


o mar nao ta pra peixe

Ainda nesse tema sobre o mar, mas com uma pegada diferente, este livro me ensinou muito sobre preservação ambiental. Ele gera empatia pelas criaturas do mar que sofrem com a poluição, e eu achava suas informações muito interessantes. Aprendi sobre o impacto das nossas ações no meio ambiente, sobre reciclagem, sobre preservação... e de uma forma super divertida. Ainda dá pra encontrar algumas edições usadas na estante virtual clicando aqui

IV. Os porquês do coração


os porques do coracao

Acho que esse foi o primeiro livro em que eu me identifiquei com um personagem, me sentindo representada de alguma forma. Mabel, a protagonista, questionava sobre tudo, naquela fase dos porquês que toda criança tem e eu tive também. Então eu achava legal ver que haviam outras crianças que tinham as mesmas dúvidas sobre as coisas e sobre a vida. É um livro muito bonito e de muita sensibilidade, que ganhou uma nova edição com outras ilustrações e está disponível aqui.

V. O meu pé de laranja lima


meu pe de laranja lima

Por último, mas com certeza não menos importante: um dos meus livros favoritos da vida. Já falei muito sobre O meu pé de laranja lima aqui no blog, e estou devendo uma releitura agora, como adulta. Não é exatamente um livro para crianças, mas é um livro que me acompanhou durante toda a infância, antes mesmo de eu aprender a ler, quando minha mãe lia um capítulo pra mim antes de dormir. Eu amo este livro. Ele formou parte de quem eu sou, Zezé, Glória, Totoca, foram meus amigos. Recomendo sempre. Li muitas e muitas vezes nessa edição da foto, e hoje ele possui uma nova em capa dura muito linda, que você pode adquirir clicando aqui

***

E você, qual livro tinha como favorito da infância? Já leu algum destes que recomendei? Conta nos comentários e me fala se devo fazer mais posts como este! 

0 Comentários