Dia da Literatura Brasileira: autores nacionais contemporâneos para ficar de olho!

Que 1º de maio é o dia do trabalhador você já sabia, mas já ouviu falar que nessa data também é celebrado o dia da literatura brasileira? Pois é! Este dia foi escolhido por ser o aniversário do José de Alencar, um dos mais célebres autores da história literária de nosso país. Ele nasceu em 1 de maio de 1829, no Ceará, e escreveu grandes clássicos como Senhora, Iracema e Lucíola.

Muitos anos já se passaram desde que José de Alencar escreveu suas obras, e hoje, como forma de comemorar este dia, resolvi compartilhar com vocês alguns autores de nosso tempo que tem se destacado no cenário nacional! 
literatura brasileira

Admito que, fazendo um balanço de todas as minhas leituras, leio bem mais literatura estrangeira do que nacional. É bem verdade que são as obras americanas e europeias as que figuram com mais frequência nas listas de best-sellers, além de preencherem grande parte dos catálogos das editoras. Porém, ainda assim, tive contato com ótimas obras nacionais nos últimos meses, seja por meio de parcerias ou clubes literários, e agradeço muito por ter tido a oportunidade de conhecer os trabalhos desses autores. 

giovana madalosso

1. Giovana Madalosso


Autora de Tudo pode ser roubado, a Giovana Madalosso é jornalista e foi publicada pelas editoras Todavia e Grua. O seu primeiro livro chama-se A Teta Racional, e nele a autora discute em diversos contos temas como o feminino, amamentação, sexualidade, entre outros. O seu romance de estréia já foi resenhado aqui no blog e você pode conferir clicando aqui.

rebecca jorge

2. Rebecca Jorge


Rebecca Jorge se denomina como uma autora de romance, suspense e YA, e o seu livro Efeito Dominó possui realmente todos esses elementos. Com alguns outros livros publicados, a autora vem se destacando principalmente entre os leitores mais jovens com as suas obras. Você pode conferir a resenha de Efeito Dominó, publicado pela Editora Letramento, clicando aqui.

larissa brasil

3. Larissa Brasil



Autora revelação da ABERST em 2018, Larissa Brasil é uma escritora de suspense e policial. Aqui no blog eu já escrevi um post com 5 razões para ler A garota da casa da colina, que recebi no ano passado em parceria com a editora Monomito. A autora também publicou recentemente Onde o vento faz a curva, e possui vários contos disponíveis na Amazon.

tito prates

4. Tito Prates

Tito é um autor de terror e romance policial, e escreveu a primeira biografia em língua portuguesa da Agatha Christie. Apesar de ainda não ter lido Museu do Crime (quero muito ler em breve!) quis indicar o autor por ter tido a chance de conhecer o seu trabalho de perto quando fui parceira da Monomito. Admiro bastante a dedicação do Tito para com a literatura, e torço para que os seus livros tornem-se mais populares entre os leitores que curtem o gênero que ele escreve!

🟔🟔🟔

É isso pessoal! Quis trazer com este post alguns autores que admiro e que talvez você ainda não conheça, mas que pode vir a ter o interesse de conhecer. Não pude deixar de notar a falta de mais representatividade nesta lista, uma vez que não indiquei autores negros. Isso me fez refletir bastante sobre as minhas últimas leituras nacionais, e quero muito começar a ler mais autoras e autores brasileiros! Aproveita e já deixa aí nos comentários a sua indicação de literatura nacional 💗 Vamo crescer essa lista!

16 Comentários

  1. Percebi que nos últimos anos não li livros nacionais, acho que foi o trauma de ler clássicos nacionais no ensino médio e ter odiado na época, hehe.
    Mas tenho que trabalhar isso e vencer essa barreira, acho que vou começar por algum desses que você indicou :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo esse trauma. Muitas vezes algumas leituras foram passadas pra a gente em idades ou fases de desenvolvimento que não eram as ideais, e aí surge esse trauma. Lembro de ter lido A viuvinha na 5º série e não ter entendido nada! Mas anos depois dei uma nova chance à literatura nacional e valeu muito a pena. Espero que tenha a chance de fazer o mesmo!

      Excluir
  2. Acredita que nunca ouvi falar desses autores? Vou procurar saber mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena acompanhar o trabalho deles <3

      Excluir
  3. Eu também acabo lendo mais livros internacionais do que daqui, porque de fato, são os que as editoras e livrarias acabam dando mais destaque. Não conhecia nenhum dos autores que você citou aqui, mas já anotei o nome de todos para procurar mais sobre o trabalho de cada um! :) Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma realidade que precisa ser mudada! Afinal temos ótimos autores aqui no Brasil também. Espero que curta o trabalho desses autores, eu particularmente os admiro muito!

      Excluir
  4. Obrigada por este postagem. Depois que criei o blog tive a oportunidade de conhecer novos autores brasileiros, logo ler mais nacionais. Não conhecia nenhum dos livros e nem os autores que você indicou. Gostei das dicas essa é aquele lembrete que tem muitos autores bons que a gente ainda precisa conhecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! São tantos que as vezes até me bate uma tristeza de saber que não vou conseguir ler tudo, hehe

      Excluir
  5. Sobre José de Alencar li os três citados. Quanto aos resenhados conheço alguns, mas não os li,mas tenho muito interesse em ler💕📚

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José de Alencar é um desses autores que praticamente todo mundo já leu algum de seus livros, não é mesmo? Espero que tenha a chance de ler esses novos autores também!

      Excluir
  6. Concordo com você. Eu também leio muito mais os livros internacionais do que os nacionais. Não conhecia esses autores, mas agradeço por você ter divulgado para gente. Gosto muito dos livros da Paula Pimenta, Isabela Freitas, Camila Moreira, Bianca Briones e Carina Rissi...

    Beijos!

    Gêmeas De Rosa
    Facebook | Instagram | Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também admiro bastante o trabalho das autoras que você citou! Felizmente elas tem recebido destaque, principalmente pelos leitores mais jovens. Isso é ótimo!

      Excluir
  7. Não costumo me interessar muito por livros de autores brasileiros. Engraçado né? Gosto muito de romance policial e por isso me darei esta oportunidade com os dois últimos autores.
    Haaa, mais uma coisa, não sabia do dia da literatura brasileira!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma oportunidade mesmo, vale a pena! Temos ótimos autores que escrevem esse gênero aqui no Brasil também.

      Excluir
  8. Amei o nome A Teta Racional para um livro, vou ter que procurar para ler.
    Gostei de conhecer Tito Prates e Larissa Brasil, pois eles escrevem meu gênero favorito. Amei seu post, eu mesma não sabia que dia 01/05 tinha essa importância literária.
    Beijo,
    Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário